Pesquisa da Kantar em seis países mostra avanço de sistema para celulares da Microsoft. Android e iOS (iPhone) lideram com folga

Lentamente, o Windows Phone começa a ganhar seu espaço no mercado de smartphone. Uma pesquisa realizada pela consultoria Kantar em seis países (Reino Unido, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Austrália e México) mostra o crescimento do sistema da Microsoft. Por outro lado, o estudo constata a queda da plataforma BlackBerry .

O estudo da Kantar comparou os meses de dezembro de 2011, janeiro e fevereiro de 2012 com o mesmo período deste ano. Em um ano, o Windows Phone ganhou mercado em todos os países em que o estudo foi realizado. A maior fatia de mercado do Windows Phone está na Itália (13,1%). Nos outros países a participação fica em torno de 5%. 

Android e iPhone

Outro sistema que ganhou mercado no último ano foi o Android , do Google. Ele é líder nos seis países pesquisados e ganhou mercado no último ano. A maior fatia do Android está na Alemanha (71%), seguida da Austrália (61%).

A disputa mais acirrada entre Android e iOS (iPhone) ocorre nos Estados Unidos, onde o sistema do Google lidera com 51,2% contra 43,5% da Apple. O estudo da Kantar mostra ainda que o iOS permaneceu estável no último ano, com variações médias de 3% em sua fatia de mercado. 

BlackBerry e Symbian

BlackBerry e Symbian foram os dois sistemas que mais perderam no último ano. No caso do Symbian a queda era prevista, já que o sistema foi abandonado pela Nokia e no último ano apenas um aparelho de destaque foi lançado, o Pureview 808

Já no caso do BlackBerry a queda também era prevista, mas por razões diferentes. Os aparelhos BlackBerry disponíveis em 2012 estavam claramente defasados em relação a outros sistemas e a empresa estava trabalhando numa nova versão do BlackBerry. Com o lançamento do BlackBerry 10 , mais moderno, em fevereiro deste ano, é possível que a empresa ganhe mercado ou, pelo menos, pare de cair.

O estudo completo da Kantar pode ser visto neste link .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.