Maior site de busca da China criou protótipo do Baidu Eye, mas empresa não confirma se comercializará o produto no futuro

Reuters

XANGAI - O Baidu, maior site de busca da China, está desenvolvendo um protótipo de óculos digital parecido com o Google Glass do Google, que irá alavancar as forças da companhia chinesa na pesquisa de imagens e reconhecimento facial, informou um porta-voz da Baidu, na quarta-feira (3).

LEIA TAMBÉM:
Óculos inteligentes do Google ganham concorrentes

Imagem mostra funcionário do Baidu testando óculos dentro da empresa
Reprodução
Imagem mostra funcionário do Baidu testando óculos dentro da empresa

Conhecido internamente como projeto "Baidu Eye", os óculos estão sendo testados apenas dentro da empresa e não está claro se o produto será comercializado algum dia, disse o porta-voz da empresa, Kaiser Kuo.

Ele disse que o dispositivo será montado em um fone de ouvido com uma pequena tela LCD e permitirá aos usuários fazer pesquisas de imagem e voz, além de fazer identificações por reconhecimento facial.

"O que você está fazendo com a sua câmera, por exemplo, tirando uma foto de uma celebridade e depois em nossa base de dados para ver se temos uma imagem facial correspondente, você pode fazer a mesma coisa com um dispositivo visual que se pode vestir", disse Kuo.

A primeira incursão do Baidu em tecnologia acoplada ao corpo atrairá comparações ao Google Glass, que é um óculos eletrônico que pode transmitir imagens e áudios live-stream e realizar tarefas de computação.

Kuo disse que as comparações com o Google Glass eram prematuras, uma vez que a Baidu não tinha decidido se iria ou não comercializar o produto.

"Não decidimos se será lançado em alguma forma comercial no momento, mas estamos experimentando com todo o tipo de tecnologias relacionada à pesquisa", contou o porta-voz. Kuo não quis comentar sobre outras funções do Baidu Eye ou se a empresa trabalha em outra tecnologia adaptada para o uso no corpo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.