Com dominância do iPad, Apple lidera entre navegadores para dispositivos móveis; navegador do Android fica em segundo lugar no ranking

O navegador da Apple, o Safari, que está presente no iPhone, iPod Touch e iPad, continua a liderar o mercado com 61,79% do tráfego gerado pelo acesso à web por meio de celulares em março de 2013. O ranking da consultoria NetApplications, que analisa 160 milhões de visitas a mais de 40 mil sites por mês, coloca o Safari à frente de outros concorrentes de peso, como o navegador do Android e o Opera Mini.

LEIA TAMBÉM:
Google enfrenta novo processo por violação de privacidade no Safari

Parte azul do gráfico mostra Safari na liderança entre navegadores para celular
Reprodução
Parte azul do gráfico mostra Safari na liderança entre navegadores para celular

O navegador do sistema operacional Android, do Google, representou 21,86% do total do tráfego da web móvel no mesmo período. Mesmo quando somado à participação de mercado da versão móvel do Chrome, o número ainda é pequeno, de 24,29%.

O que pode explicar a dominância do navegador da Apple, apesar do Android estar presente numa quantidade muito superior de smartphones, é o fato de os dados contabilizarem os acessos a partir do iPad, que é líder no mercado de tablets, onde o sistema Android ainda tem uma participação mais modesta.

O Opera Mini, um navegador popular em celulares já que possui versões para aparelhos mais simples, responde por uma fatia de mercado de 8,4%. O Internet Explorer, da Microsoft, deteve 1,99% do tráfego da web móvel em março, seguido pelo navegador da BlackBerry e do sistema operacional Symbian, ambos com menos de 1%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.