Novo aplicativo do Facebook muda o visual de celulares Android

Por iG São Paulo | - Atualizada às

Texto

Facebook Home traz novidades na tela principal e nos aplicativos de notificações e mensagens. Aparelho da HTC será o primeiro a trazer a nova interface

Facebook Home privilegia fotos publicadas na rede social. Foto: Getty ImagesFacebook Home destaca fotos na tela principal do smartphone. Foto: Reprodução/FacebookMensagens são exibidas sobre o conteúdo da tela. Foto: Reprodução/FacebookCírculos com fotos de usuários podem ser arrastados para terminar uma conversa. Foto: Reprodução/FacebookHTC first será o primeiro aparelho a sair de fábrica com o Facebook Home. Foto: Reprodução/FacebookNo lançamento, Facebook Home funcionará em cinco aparelhos. Foto: Reprodução/FacebookMark Zuckerberg, fundador do Facebook, apresentou o Facebook Home para a imprensa. Foto: Reprodução/Facebook

O Facebook apresentou nesta quinta-feira (4) seu novo aplicativo para celulares Android, o Facebook Home. O aplicativo traz uma interface completamente nova para aparelhos com Android e também muda bastante as interfaces de notificações e mensagens de texto. Para que o Home funcione, é necessário que o usuário já tenha o aplicativo do Facebook e também o do Facebook Messenger instalados.

O primeiro aparelho a já sair de fábrica com o Facebook Home será o HTC first, que será vendido a partir do dia 12 de abril nos Estados Unidos. Como a HTC não tem representação oficial no Brasil, é pouco provável que o aparelho seja vendido no País.

Neste mesmo dia, somente nos Estados Unidos, donos de alguns aparelhos com Android poderão baixar o Facebook Home na Play Store, a loja de aplicativos do Google. O aplicativo será oferecido gradualmente para outros países.

No lançamento, o aplicativo será compatível apenas com cinco aparelhos: HTC One, HTC One X, Samsung Galaxy S III, Galaxy S4 e Galaxy Note II. Segundo o Facebook, novos aparelhos serão adicionados nos próximos meses. 

As mudanças trazidas pelo Facebook Home se concentram em duas áreas:

- Tela inicial - com o Facebook Home instalado, a tela de descanso do aparelho (lock screen) passa a exibir fotos publicadas por contatos do usuário no Facebook. Para curtir a foto, basta tocar duas vezes na tela. Também é possível comentar na foto, sem a necessidade de abrir o aplicativo do Facebook.

- Mensagens - Quando uma mensagem é recebida, um pequeno círculo com a foto do perfil de quem mandou o texto é exibida na tela. Basta tocar nesse círculo para abrir a mensagem. O círculo fica na tela mesmo que o usuário mude de aplicativo. Assim, é possível mudar de tarefas sem descartar a mensagem. Para descartar a mensagem o usuário deve clicar no círculo e arrastá-lo para a parte de baixo da tela.

Veja no vídeo abaixo como funciona o recurso de mensagens


O HTC first será o primeiro aparelho a sair de fábrica com o Facebook Home, mas deve ganhar companhia em breve. Fabricantes como Sony, Samsung, Alcatel e ZTE também são parceiras do Facebook no projeto e devem lançar aparelhos com o Facebook Home em breve.

Tablets

O Facebook Home inicialmente não será compatível com tablets, mas o Facebook afirmou durante o evento que esses aparelhos serão incluídos em futuras atualizações do Home. Segundo a empresa o Home será atualizado mensalmente. Cada atualização deve ampliar o número de aparelhos compatíveis e trazer novos recursos.

Leia tudo sobre: facebook homefacebook
Texto

notícias relacionadas