Conector será compatível com atual versão do padrão

A Intel anunciou nesta terça-feira (9) uma nova versão do padrão de transferência de dados Thunderbolt. Em sua nova versão, o Thunderbolt terá velocidade de 20 Gbps, o dobro da atual versão do padrão.

Saiba mais sobre o padrão Thunderbolt

O padrão também poderá ser usado para a transmissão de vídeo em resolução Ultra HD (4K). Essa transmissão poderá ser feita simultaneamente à transmissão de dados.

Thunderbolt x USB

O padrão Thunderbolt começou a ser desenvolvido pela Intel em 2009, como uma alternativa ao popular USB. Os primeiros computadores com Thunderbolt foram lançados em 2011, pela Apple.

O Thunderbolt é cerca de 20 vezes mais rápido do que o USB 2.0 e, inicialmente, foi visto como o sucessor natural do USB. Entretanto, o USB também evoluiu e sua terceira versão (USB 3.0) tem velocidade de 4,8 Gbps. Ela é inferior à do Thunderbolt, mas rápida o suficiente para dar conta do recado em transmissões de grande volume de dados.

Saiba mais sobre o USB 3.0

O USB 3.0 tem ainda a vantagem de usar o mesmo conector do onipresente USB 2.0. Já o Thunderbolt usa um conector próprio, presente em poucos computadores e periféricos. Ainda deve demorar alguns anos até que um dos formatos se torne o padrão para transferência de grandes arquivos entre dispositivos. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.