Velocidade de 2 Gbps é vinte vezes maior do que a oferecida no Brasil

Um provedor de internet japonês com participação da Sony anunciou nesta terça-feira (16) que passará a fornecer conexão de internet com velocidade de 2 Gbps (gigabits por segundo). Segundo a empresa, a velocidade de conexão doméstica entregue ao usuário é a "mais rápida do mundo". No Brasil, a velocidade máxima oferecida pelos provedores está na casa dos 100 Mbps.

O serviço é baseado em uma rede de fibra óptica que conectará casas, apartamentos e pequenas empresas em Tóquio e outros cidades próximas. Segundo o provedor, os consumidores pagarão cerca de R$ 100 por mês para ter a conexão, desde que assinem um contrato de dois anos. Além disso, é preciso pagar cerca de R$ 1 mil pela instalação do serviço. Além dos 2 Gbps para download, os usuários terão a impressionante marca de 1 Gbps para upload.

De acordo com o site da revista PC World , cerca de 25% das residências no Japão estão conectadas à internet por meio de fibra óptica, graças ao incentivo do governo local. No Japão, a média de velocidade oferecida por conexões de fibra óptica é de 1 Gbps.

O Japão ocupa atualmente, de acordo com associações do mercado de FTTH (fibra até a casa, na sigla em inglês), o segundo lugar no ranking mundial de uso de conexões de fibra óptica para acesso a internet no mundo, perdendo apenas para os Emirados Árabes Unidos, onde a taxa de utilização é de 70%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.