Autenticação em dois passos, que exige senha e código dinâmico gerado automaticamente, pode começar a funcionar em breve

O Twitter deve anunciar, em breve, um novo sistema que aumentará a segurança dos usuários do serviço, de acordo com o site da revista Wired . Trata-se da autenticação em dois passos, que exige que o internauta digite sua senha e um código dinâmico enviado pelo site por meio de mensagem de texto (SMS) para o celular. A medida busca reduzir o número de contas invadidas por hackers.

LEIA TAMBÉM:
Ataque hacker a empresa terceirizada expõe dados de usuários do Twitter

Twitter deve ficar mais seguro contra invasões de perfis
Getty Images
Twitter deve ficar mais seguro contra invasões de perfis

Os usuários não precisarão digitar o código toda vez que acessarem o site, mas só quando o acesso acontecer a partir de um local não registrado pelo site. Com isso, se um invasor tentar acessar a conta do usuário de outro computador, o sistema gerará um código automaticamente que será enviado para o celular cadastrado pelo usuário. Se o usuário não digitar o código, o Twitter o impedirá de acessar o perfil.

Invasões de contas no Twitter podem acontecer após o usuário cair em um ataque de phishing. Neste tipo de ataque, ele acessa uma página falsa, mas parecida com a do microblog, e digita seu login e senha sem perceber. Os dados são armazenados pelo criminoso e utilizados depois para acessar a conta sem dificuldades. Outra forma de conseguir a senha do usuário é por meio da instalação de aplicativos maliciosos no computador do usuário.

De acordo com as fontes da Wired, ainda não está claro quando o Twitter pretende lançar oficialmente a autenticação em dois passos, que atualmente passa por testes internos. Contudo, com o aumento de ataques contra contas de grande repercussão, como da agência de notícias Associated Press e do cantor Justin Bieber, é possível que a equipe do microblog disponibilize uma versão de testes do novo recurso em breve.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.