Segundo a IDC, mais de 216 milhões de unidades de celulares inteligentes foram vendidos pelos fabricantes no primeiro trimestre de 2013

Os smartphones, celulares inteligentes que permitem navegar na internet e instalar aplicativos, passaram a representar mais da metade das vendas globais de celulares pela primeira vez, de acordo com novo estudo divulgado pela consultoria IDC. Do total de 418,6 milhões de celulares vendidos pelos fabricantes no primeiro trimestre de 2013, 216,2 milhões eram smartphones ou 51,6% do total.

LEIA TAMBÉM:
LG, Nokia, Sony e Samsung iniciam corrida pelos smartphones baratos
Huawei e ZTE promovem celulares avançados para ganhar visibilidade

Veja smartphones apresentados no MWC 2013, maior evento de celulares do mundo

"Os usuários de celulares querem computadores em seus bolsos. Os dias em que os celulares eram usados só para fazer ligações e enviar mensagens de textos estão acabando", diz Kevin Restivo, analista senior de pesquisa da IDC, em comunicado. O total de feature phones, celulares com funções mais básicas, chegou a 202,4 milhões de unidades no mesmo período analisado pela IDC.

Samsung mantém liderança

De acordo com a IDC, a Samsung se mantém no primeiro lugar entre as maiores fabricantes de smartphones do mundo. No primeiro trimestre de 2013, a empresa vendeu mais smartphones do que as quatro colocadas seguintes do ranking juntas. A Apple, segunda colocada do ranking, manteve as vendas em alta por conta do iPhone 5. As vendas da empresa foram 6,6% maiores em relação ao mesmo período de 2012.

Siga o iG Tecnologia no Facebook

"Outra tendência da indústria são as empresas chinesas , que estão conquistando seu espaço entre as maiores fabricantes de smartphones", diz Ramon Llamas, gerente de pesquisa, da IDC. Empresas chinesas, como Huawei, ZTE, Coolpad e Lenovo, tem ganhado maior participação com seus produtos que utilizam o sistema operacional Android, do Google.

Segundo a IDC, a Huawei dobrou o número de smartphones vendidos em regiões fora da Ásia no primeiro trimestre de 2013, em relação ao mesmo período de 2012. O crescimento se deve a expansão de sua linha de smartphones avançados Ascend, que inclui o Ascend P2, smartphone com tela de 4,7 polegadas e câmera de 13 megapixels apresentado  durante o Mobile World Congress 2013, realizado em fevereiro, em Barcelona (Espanha).

No mesmo caminho, a ZTE expandiu suas vendas de smartphones tanto na Ásia como na América do Norte, segundo a IDC, mas ainda tem presença tímida na Europa e América Latina. A empresa, durante o Mobile World Congress, informou que planeja aumentar sua receita global com a venda de smartphones em 30% ao longo de 2013. No evento, a empresa mostrou o Grand Memo , híbrido de celular e tablet com tela Full HD de 5,7 polegadas e seu primeiro celular com sistema operacional FirefoxOS.

CONTINUE LENDO:

Novos celulares Nokia Lumia devem ser apresentados no dia 14 de maio

Confira o teste do smartphone Nexus 4, da LG

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.