Com fim do Windows Live Messenger, empresa começa a integrar plataforma de comunicação com nova versão do serviço de e-mail gratuito

A Microsoft começou, nesta terça-feira (30), a permitir que os usuários do seu novo serviço de e-mail Outlook.com possam bater-papo, fazer chamadas de voz e vídeo e enviar mensagens de texto (SMS) por meio de uma integração com o Skype. A mudança acontece no dia que marca o fim do Windows Live Messenger , o popular MSN Messenger, que será substituído pelo Skype pela Microsoft após quase 14 anos.

Por enquanto, apenas internautas do Reino Unido podem usar o Skype por meio do Outlook.com, já que a integração entre os serviços ainda está em fase de testes. Usuários da Alemanha e Estados Unidos poderão testar o recurso a partir das próximas semanas.

LEIA TAMBÉM:
Órfão do MSN Messenger? Veja como dar os primeiros passos no Skype
Não gosta do Skype? Veja programas alternativos para conversar com seus contatos

Quando o Skype estiver disponível para uma determinada conta, o internauta verá uma janela com um aviso no canto superior direito do navegador, próximo à área onde ele usualmente acessava seus contatos do Windows Live Messenger. A integração permite enviar mensagens instantâneas para os usuários, porém, para realizar chamadas de voz e vídeo, os usuários precisarão instalar um complemento para Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.

A Microsoft ainda não divulgou quando os usuários de computadores Mac, da Apple, poderão usar o Outlook.com para fazer chamadas de voz e vídeo por meio do Outlook.com. Ainda não se sabe se a Microsoft liberará um complemento para outros navegadores compatíveis com Mac. Confira no vídeo abaixo (em inglês) como fazer chamadas de voz e vídeo por meio do Skype no Outlook.com:

A integração com o Skype coloca o Outlook.com em igualdade com o Gmail, serviço de e-mail do Google, depois de anos atrás da concorrência. O serviço de e-mail do Google começou a oferecer seu comunicador, o Google Talk, há cerca de cinco anos, mas o Windows Live Messenger só passou a integrar o Hotmail em 2009. Ainda assim, recursos como chamadas de voz e vídeo não funcionavam no Messenger integrado ao Hotmail.

Como funciona

Depois de instalar o complemento no navegador, os usuários poderão fazer chamadas de voz e vídeo a partir de um e-mail, ao clicar sobre a foto do contato e selecionar a opção desejada. O serviço de e-mail também permite entrar em contato com um amigo por meio de uma interface própria de comunicação, a mesma usada até agora para acessar as conversas por meio do Windows Live Messenger na web. Para isso, basta clicar sobre o link localizado no canto superior direito do navegador.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.