Página colocada no ar para explicar recursos básicos da web para público em geral marcou início da popularização da tecnologia para hospedar e compartilhar conteúdo

A primeira página de web aberta ao público , com explicações sobre os recursos básicos da web, como acessar documentos de outras pessoas e configurar seu próprio servidor, foi ao ar em 30 de abril de 1993. O site, colocado no ar por Tim Berners Lee, o criador da web, ficava hospedado em seu próprio computador, um NeXT*. No mesmo dia, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) publicou um manifesto que tornou a web livre para qualquer pessoa.

LEIA TAMBÉM:
Conheça 4 ferramentas para manter sua privacidade na web
"Pai da web" defende neutralidade da rede em visita ao Brasil

Imagem mostra navegador do NeXT de Tim Berners Lee em 1993: site do Cern e site pessoal do pesquisador foram pioneiros da web
Divulgação/Cern
Imagem mostra navegador do NeXT de Tim Berners Lee em 1993: site do Cern e site pessoal do pesquisador foram pioneiros da web

A World Wide Web foi criada por Berners Lee em 1989. O objetivo do projeto era permitir que pesquisadores na área de Física de universidades e institutos de todo o mundo pudessem compartilhar informações sobre projetos. "Ao disponibilizar o software livre para rodar um servidor web, além de um navegador básico e uma biblioteca de código, a web pôde florescer", diz a equipe do Cern, na página que comemora os 20 anos da web livre.

Para comemorar a data, o Cern colocou a primeira página de web novamente no ar, apesar de estar em um endereço diferente do original, para que as pessoas possam consultar. O Cern também anunciou um projeto chamado "Restaurando o primeiro website" , por meio do qual os pesquisadores querem colocar no ar a primeira página de web e seus documentos relacionados, bem como outras páginas históricas armazenadas no Cern.

"Vago, mas empolgante"

A frase acima é de Mark Sendall, supervisor de Berners Lee no Cern em 1989, e está escrita na capa do projeto da World Wide Web . A proposta descrevia uma forma de compartilhar informações sobre os experimentos do Cern usando um sistema de documentos com links entre si e acessíveis por meio da internet. Com o aval de Sendall, Berners Lee começou a sua pesquisa, que transformaria a forma como as pessoas se comunicam.

Depois que Berners Lee e sua equipe colocaram o projeto em prática e o Cern publicou o documento que permitiu o uso da web por qualquer pessoa, o sistema ganhou força. No final de 1993, de acordo com o Cern, havia cerca de 500 servidores web conhecidos e a web representava 1% de todo o tráfego de dados da internet. Atualmente, o Cern estima que existam cerca de 630 milhões de páginas de web no ar.

*Fabricado pela empresa de mesmo nome criada por Steve Jobs, fundador da Apple, que operou entre 1988 e 1990. O computador era conhecido como "O cubo" e custava US$ 6,5 mil na época, o que impediu a popularização do produto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.