Aplicativos trazem recursos mais avançados do que os disponíveis no navegador nativo do sistema

Quem tem aparelhos com versão 4 ou superior do Android pode navegar na web com o Chrome, versão móvel do excelente browser do Google. Mas quem tem aparelhos com sistemas nas versões 2 ou 3 tem que se virar com o navegador nativo do Android (Android Browser).

Siga o iG Tecnologia no Facebook

Ele é até um navegador competente, mas não tem muitos recursos avançados. Felizmente, vários navegadores grátis para Android trazem esses recursos. A seguir, o iG mostra uma lista com cinco deles. Para baixá-los, basta procurar pelo nome do aplicativo no Google Play ou seguir os links abaixo. Confira. 

Firefox Browser for Android

Será que a versão do Firefox para dispositivos móveis é tão boa quanto a para desktops? A resposta é sim. 

De cara, nota-se que a interface do Firefox para o Android é bem acabada e com as abas dispostas de forma muito prática. Sites complexos são exibidos com poucos engasgos e as páginas específicas para dispositivos móveis carregam rapidamente.

O histórico e favoritos podem ser sincronizados com a versão instalada no computador de mesa. Na parte de segurança o Firefox também se destaca. Com o recurso "Do not track", o usuário pode navegar tranquilamente na internet de forma anônima. Este compacto, porém poderoso navegador, tem suporte para HTML5 e API de serviços online.

Baixe o Firefox para Android no Google Play

Dolphin Browser

O nome do aplicativo significa golfinho em português e isto não é à toa. O Dolphin prima pela fluidez da navegação por gestos. Sua interface é minimalista, o que agrada quem é fã de aplicativos com poucos elementos na tela.

As páginas favoritas da internet podem ser carregadas com um simples gesto pré-definido pelo usuário. O recurso Webzine faz com que as páginas sejam carregadas de forma rápida e sem propagandas. O Dolphin também conta com um mecanismo de busca por voz..

Na hora de compatilhar uma página no Facebook, Twitter ou por e-mail, basta um rápido toque para realizar esta tarefa. O Doplhin Connect permite que os favoritos sejam sincronizados entre um smartphone e um notebook. Cerca de 60 complementos podem ser adicionados ao aplicativo, ampliando ainda mais suas funções.

Para quem prefere velocidade na hora de carregar páginas no smartphone, existe no Google Play uma versão com recursos reduzidos chamada Dolphin Mini.

Baixe o Dolphin Browser

Baixe o Dolphin Mini

Maxthon

Para as pessoas que usam diferentes plataformas e dispositivos, o Maxthon é uma excelente opção de navegador. Por ser baseado em nuvem, a sincronização de seus dados e configurações entre diversos aparelhos funciona de forma muito eficaz.

A interface do Maxthon conta com ícones que representam bem cada uma de suas funções. A navegação em tela cheia está presente. E o modo leitor permite que os artigos sejam exibidos com a fonte no tamanho ideal para leitura.

Um dos recursos que mais chamam a atenção são as abas baseadas em nuvem. Ao iniciar o navegador, são exibidas as abas que estavam abertas no aparelho previamente utilizado. Além do disco rígido local, os downloads podem ser armazenados em nuvem, por meio de uma conta no Maxthon.

Baixe o Maxton

Opera Mobile - Navegador Web

O Opera sempre se destacou por sua velocidade no universo de conexões lentas de internet. No modo Turbo, as páginas são carregadas num piscar de olhos. Isto acontece porque o tráfego de dados é comprimido pelo navegador.

Claro que isto faz com que as imagens contidas numa página sejam exibidas com uma qualidade inferior. E não espere também que conteúdos em Flash funcionem neste modo. Mas basta desativar esse modo para que o Opera se transforme num dos melhores navegadores para reprodução de vídeos online.

Partes da interface podem ser ocultadas conforme gosto pessoal de cada um. O zoom nas páginas é realizado de forma inteligente e com um simples toque. A sincronização de favoritos e históricos com o Opera para desktop está presente também.

Como não poderia deixar de ser, este navegador também compartilha o conteúdo exibido com o Twitter e Facebook. Alguns usuários relatam constantes travamentos. Porém, isto acontece em apenas alguns modelos específicos de celular. O Opera já vem com suporte à linguagem HTML5.

Baixe o Opera Mobile

UC Browser

Apesar de não apresentar nenhuma novidade, o UC Browser agrega as melhores funções de seus concorrentes. Sua interface pode ser considerada clara e intuitiva. No geral, este navegador é bem estável e compatível com diferentes tipos de site. Além disto, o usuário pode optar por carregar a página completa feita para desktops.

Alguns dos recursos são o leitor de feeds de notícia RSS, compartilhamento direto com redes sociais, controle por voz e comandos por gestos múltiplos. Seu gerenciador de downloads é muito eficiente. Na hora de dormir, use o modo noturno para não incomodar seu parceiro com o brilho da tela.

A versão genérica chama-se UC Browser for Android. Porém, existem outras duas versões específicas, uma para tablet (UC Browser for Android Tablet) e outra para smartphones lentos e com pouca memória interna (UC Browser Mini).

Baixe o UC Browser

Baixe o UC Browser para tablets

Baixe o UC Browser Mini

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.