Asha 501 ganha novo sistema operacional e design mais parecido com linha Lumia para competir com celulares "baratinhos" com Android

Nos telões do evento da Nokia em Nova Déli, Índia, que aconteceu nesta quinta-feira (9), celulares coloridos e com design moderno são exibidos. Mas esses aparelhos não são novos smartphones da linha Lumia, com Windows Phone. A empresa acaba de anunciar o Asha 501, um novo celular da linha de baixo custo da Nokia. Ele chegará ao Brasil entre julho e setembro deste ano. A Nokia não divulgou o preço do produto no País.

O novo modelo da Nokia possui tela de 3 polegadas com resolução de 2.048 x 1.536 pixels, câmera que tira fotos com resolução de 3,2 megapixels e suporte a dois chips. Entre os destaques de hardware do novo aparelho está a bateria que dura até 17 horas em conversação, mais do que a maior parte dos celulares com suporte a navegação na web e aplicativos.

Novos aplicativos

Além da renovação do visual do novo celular da linha Asha, a Nokia aposta em uma nova versão do sistema operacional S40. Chamada de plataforma Asha, o sistema ganhou uma camada de software nova, desenvolvida a partir de outro sistema desenvolvido pela Smarterphone, uma empresa adquirida pela Nokia em 2012.

A interface, que estará em todos os celulares da linha Asha a partir do 501, suporta novos recursos, como swipe entre as telas iniciais e também na digitação no teclado virtual. O produto também possui um novo aplicativo, chamado Fastlane, que reúne o histórico de aplicativos abertos, além de mensagens publicadas em redes sociais, chamadas de voz e mensagens de texto recebidas.

A Nokia também apresentou o aplicativo Xpress Now. Uma espécie de Flipboard, o aplicativo mostra notícias de sites relacionados a temas de interesse do usuário. Por meio dele, é possível ver fotos e uma prévia de notícias publicadas em sites ou ir para o site original.

Há uma espécie de botão curtir dentro do aplicativo, que serve como "termômetro" para o aplicativo selecionar as notícias que mostrará no próximo acesso do usuário. O Xpress Now pode ser acessado pela tela inicial mostrada ao usuário quando ele abre o navegador de internet que acompanha o sistema operacional.

O aplicativo representa um esforço da Nokia em tornar a navegação em celulares de baixo custo mais confortável. O Asha 501 é um modelo compatível apenas como redes 2G, o que torna a navegação mais lenta. Com o Xpress Now, os usuários do celular não precisam navegar muito pela web antes de achar temas de seu interesse, o que torna a experiência mais rápida e que consome menos dados.

Além desses aplicativos desenvolvidos pela Nokia, o Asha 501 vem com aplicativos para acessar as principais redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.

*A jornalista viajou a Nova Déli (India) a convite da Nokia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.