Além do navegador que comprime dados de páginas web e imagens, Nokia estreia novo aplicativo que escolhe notícias a serem exibidas de acordo com perfil do usuário

Para conquistar os consumidores que pretendem comprar o primeiro smartphone, a Nokia vem investindo em recursos de software que ajudem a reduzir o consumo de dados. Durante o lançamento do Asha 510 , em Nova Deli, na Índia, a empresa apresentou o Xpress Now, um novo aplicativo que facilita acesso à web em aparelhos mais simples.

Uma espécie de versão simplificada do Flipboard, aplicativo popular para iPhone, iPad e Android, o Xpress Now é acessado a partir da página inicial do navegador dos novos aparelhos da linha Asha. Ele organiza as listas de notícias em um estilo parecido com o de uma revista eletrônica.

Confira no vídeo abaixo como o Xpress Now e outros recursos do Asha 501 funcionam:

O Xpress Now é um dos recursos da nova versão da plataforma Asha, que estará em todos os novos celulares da linha. O sistema foi totalmente remodelado, mas possui recursos do S40, sistema usado nos aparelhos da linha Asha até o momento, e até mesmo do antigo Symbian. 

Web personalizada

O Xpress Now é diferente de leitores de RSS comuns, como o Netvibes ou o Google Reader. O aplicativo escolhe as notícias a serem exibidas a partir de critérios como localização do aparelho, temas de interesse e cliques no botão "curtir" oferecido pelo próprio aplicativo.

"Percebemos que os usuários não sabiam o que fazer com o navegador, pois milhões de pessoas ainda não têm acesso à internet. Organizar a internet antes de mostrá-la facilita a navegação no celular", diz Peter Schillman, chefe de interface de celulares da Nokia.

O novo aplicativo segue a mesma estratégia do navegador Xpress Browser, já presente em modelos 2012 da linha Asha. Todas as páginas exibidas pelo navegador passam antes pelos servidores da Nokia, que comprimem os dados das páginas e imagens em até 90%, segundo a empresa. É um mecanismo similar ao usado, por exemplo, pelo navegador Opera Mobile, da Opera Software.

Veja imagens do Nokia Asha 501

Novos aplicativos

Além do Xpress Now, a plataforma Asha traz recursos como o Fastlane, uma interface acessada por meio do movimento de swipe (deslize dos dedos do centro para a lateral da tela) a partir da tela inicial. A Fastlane mostra um histórico de aplicativos utilizados no aparelho, além de ligações e mensagens (SMS) recentes e eventos futuros.

A Nokia também espera que, em breve, os desenvolvedores comecem a criar aplicativos para a plataforma Asha. Segundo Schillman, os aplicativos criados para os Ashas com sistema operacional S40 terão que ser ajustados pelos desenvolvedores para os novos celulares da linha. A empresa não informou se os aplicativos criados para o novo sistema rodarão em modelos de Asha mais antigos.

*A jornalista viajou a Nova Deli (India) a convite da Nokia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.