Empresa começará testes do novo produto no Japão até o final de 2013 e pretende substituir cadernos usados pelos estudantes para fazer anotações em sala de aula

A Sony revelou, no Japão, um protótipo de tablet com tela de 13,3 polegadas, com foco para estudantes. O novo produto possui tela de tinta eletrônica (e-ink), similar a encontrada em leitores de livros eletrônicos como o Kindle. Uma caneta Stylus, para fazer anotações, acompanhará o novo produto. Como se trata de um protótipo, a Sony ainda não anunciou o preço do produto.

LEIA TAMBÉM:
Tablet ou e-reader? Conheça as diferenças

Novo tablet da Sony, focado em educação, quer substituir cadernos
Divulgação
Novo tablet da Sony, focado em educação, quer substituir cadernos

De acordo com comunicado da empresa, o tablet possui tela do mesmo tamanho de folhas de papel A4 e permitirá que os estudantes façam anotações em blocos de anotações e também em arquivos de PDF guardados no aparelho. O produto possui espessura de apenas 6,8 milímetros e pesa 385 gramas.

O novo tablet da Sony chegará ao mercado com 4 GB de memória interna, além de entrada para cartão de memória que permitirá expandir o espaço para armazenamento de arquivos. O produto terá conexão Wi-Fi, que permitira que os alunos compartilhem notas entre si. Além de usar o produto para armazenar notas, será possível ler livros eletrônicos, em especial livros didáticos criados especialmente para o produto.

Segundo a Sony, o tablet com tela de e-ink começará a ser testado em três universidades do Japão até o final de 2013. Com os testes, a empresa fará alguns ajustes no produto antes que ele chegue ao mercado. A Sony ainda não informou se oferecerá o produto diretamente para escolas e universidades ou se o aparelho estará à venda para consumidores domésticos também. A empresa não anunciou a data prevista de lançamento.

E-reader com tela grande

Trata-se do primeiro dispositivo com tela de papel eletrônico e-ink de 13 polegadas já produzido. Em geral, os e-readers com tecnologia de tela similar chegam ao mercado com tela de 6 polegadas, já que devem ser finos e leves para permitir que os usuários os carreguem no bolso ou bolsa para ler livros.

A própria Sony oferece um modelo de e-reader no mercado americano atualmente, o Sony Reader . O produto custa US$ 130 (cerca de R$ 262), possui tela de 6 polegadas, memória de 1,3 GB, além de entrada para cartão de memória de até 32 GB. O modelo não permite uso de caneta Stylus.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.