Em evento em Londres, empresa mostrou pela primeira vez seu novo aparelho, o Lumia 925

Em evento realizado em Londres (Reino Unido) nesta terça-feira (14), a Nokia apresentou seu mais novo smartphone, o Lumia 925. O novo aparelho representa uma nova versão, mais sofisticada, do Lumia 920. Diferente dos aparelhos lançados pela Nokia até o momento, que só tinham acabamento em policarbonato com cores vibrantes, o Lumia 925 possui revestimento das laterais em alumínio e a parte traseira em policarbonato em cores sóbrias, como preto, cinza e branco.

LEIA TAMBÉM:
Nokia lança Lumia 928 nos Estados Unidos
Nokia renova linha Asha com novo sistema operacional e bateria que dura 17 horas

Lumia 925, novo smartphone da Nokia, chegará ao Brasil no final de 2013
Divulgação
Lumia 925, novo smartphone da Nokia, chegará ao Brasil no final de 2013

As especificações do Lumia 925 trazem poucas inovações em relação ao Lumia 920. O aparelho possui tela de 4,5 polegadas com resolução de 1.280 x 768 pixels, a mesma da versão anterior do aparelho. O sistema operacional é o Windows Phone 8.

A tela é feita de AMOLED WXVGA, feita de Gorilla Glass 2, para evitar riscos e oferecer maior durabilidade contra quedas. O processador também é o mesmo, o Snapdragon de 1,5 GHz com dois núcleos.

Câmera ganha novos recursos

As maiores novidades estão na câmera. De acordo com a Nokia, a câmera do Lumia 925 possui seis lentes, contra cinco lentes nas versões anteriores dos aparelhos da linha.

A maior quantidade de lentes, segundo a empresa, ajuda a câmera a captar a luz natural dos ambientes fotografados. Contudo, a câmera tira fotos com 8.7 megapixels de resolução, a mesma encontrada na versão anterior do smartphone. Há ainda uma câmera frontal, de 1.2 megapixel, para videochamadas.

Um dos novos recursos da câmera é o modo Smart Camera que fotografa uma mesma cena 10 vezes na sequência, o que permite que o usuário escolha a melhor foto. Outros recursos adicionais da Smart Camera incluem o Best Shot, Action Shot e Motion Focus. A empresa também anunciou o lançamento de um aplicativo chamado Oggl, que permite acrescentar efeitos em fotos e compartilhá-las com amigos em redes sociais.

Venda começa em junho

O Lumia 925 possui 1 GB de memória RAM e 16 GB de memória interna (uma versão de 32 GB será vendida com exclusividade pela Vodafone, na Europa). O produto terá versões em alumínio nas cores branca, preta e cinza. A Nokia venderá capas coloridas para os usuários que prefiram as cores antigas dos smartphones Lumia, nas cores branca, preta, amarela e vermelha.

De acordo com a Nokia, o produto chegará em junho à Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Itália e Reino Unido em junho. Na Europa, o produto será vendido, na versão desbloqueada, por 469 euros (cerca de R$ 1.225). A Nokia afirma que o Lumia 925 chegará ao Brasil somente no quarto trimestre de 2013.

Design ganha mais mudanças

Na prática, o Lumia 925 ganhou poucas mudanças no hardware em relação ao Lumia 920 -- que já representava apenas uma evolução em relação ao Lumia 900, com algumas mudanças significativas como maior memória RAM. O produto, no entanto, apresenta design mais refinado, um dos pontos que enfrentava críticas de analistas quando os smartphones da Nokia eram comparados com smartphones como o iPhone 5 e o Galaxy S4.

O produto também ficou mais leve e fino: ele tem espessura de apenas 8,5 milímetros contra 10,7 milímetros do Lumia 920. Além disso, o produto pesa 139 gramas, contra 185 gramas de sua versão anterior. A tela, apesar do mesmo tamanho e resolução, é feita de AMOLED, o que garante imagens com mais contraste e branco mais vivo.

Atualização trará rádio FM

Durante o lançamento do Lumia 925 a Nokia anunciou também uma atualização do sistema Windows Phone 8 para seus aparelhos. Segundo o The Verge , O update ativará o recurso de rádio FM em modelos que já possuem o componente eletrônico exigido para essa função (aparelhos Lumia 720, 820 e 920).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.