Windows Phone apresentou o maior crescimento no último ano, mas ainda está em apenas cerca de 7 milhões de unidades vendidas, segundo estudo da consultoria IDC

O iPhone e os aparelhos com sistema operacional Android, do Google, representaram 92,3% de todas as vendas de smartphones em todo o mundo, registradas no primeiro trimestre de 2012. De acordo com a consultoria IDC, o Android é a plataforma líder de mercado, com 75% do total de unidades vendidas, enquanto o iPhone, da Apple, fica em segundo lugar, com 17,3%. No total, mais de 199 milhões de smartphones foram vendidos no período analisado pela IDC.

LEIA TAMBÉM:
Análise: Razr D3 tem bateria com boa duração e preço atraente

Aparelhos como o Nexus 4, com sistema Android, representaram 75% das vendas no primeiro trimestre, diz IDC
Claudia Tozetto/iG
Aparelhos como o Nexus 4, com sistema Android, representaram 75% das vendas no primeiro trimestre, diz IDC

O número de smartphones com sistema operacional Android vendidos aumentou 79,5% em um ano, de acordo com a IDC, enquanto o iPhone teve alta nas vendas de apenas 6,6%.

A Apple também viu sua participação no mercado de smartphones cair de 23% para 17,3% no último ano, por conta do avanço de outras fabricantes, como a Samsung.

"Uma investigação mais a fundo dos dados sobre outras plataformas revela uma mudança e uma demanda por sistemas alternativos. O Windows Phone se beneficia da participação de mercado da Nokia e os novos dispositivos da BlackBerry com seu sistema na versão 10 chegou a 1 milhão de unidades vendidas no primeiro trimestre após o lançamento", diz Ramon Llamas, gerente de pesquisa do mercado de celulares da IDC.

Windows Phone cresce mais de 130%

O sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, foi o que teve maior alta no último ano, de acordo com a IDC. O sistema estava em 7 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre, o que representa um crescimento de 133,3% no período. Em participação de mercado, o Windows Phone passou de 2% para 3%, bem longe de seus concorrentes mais fortes, o iPhone e o Android.

A plataforma Linux estava em 2,1 milhões de unidades de smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2013, uma queda de quase 42% no último ano. Apesar de a maior parte dos fabricantes terem abandonado o sistema em favor do Android, do Google, a IDC estima que o interesse pelos sistemas baseados em Linux deve aumentar, com novas opções que devem chegar ao mercado em 2013: FirefoxOS, SailFish, Tizen e UbuntuOS .

O Symbian, sistema operacional usado em smartphones da Nokia até o início da parceria da empresa com a Microsoft, é o que apresentou a maior queda no último ano. A plataforma estava presente em 10,4 milhões de unidades no primeiro trimestre do ano passado, mas no primeiro trimestre de 2013 só estava em 1,2 milhão de unidades vendidas.

Os número indicam, portanto, que o Symbian deve desaparecer do mercado em breve, já que o último modelo da Nokia com o sistema foi o 808 Pureview, lançado em 2012.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.