Usuários poderão armazenar fotos com tamanho de até 200 MB na nuvem e visualizá-las em tamanho maior no site do serviço

O serviço de compartilhamento de fotos Flickr ganhou novo design em sua versão para web e também no aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional Android. Em evento realizado na noite desta segunda-feira (20), a empresa anunciou que os usuários passarão a ter 1 terabyte de espaço para armazenar suas fotos na nuvem.

Novo visual do Flickr agora exibe imagens em tamanho maior
Reprodução
Novo visual do Flickr agora exibe imagens em tamanho maior

Com o novo visual, o Flickr ficou mais parecido com redes sociais. Na página do usuário, há agora espaço para incluir uma foto de capa e as fotos armazenadas pelo usuário aparecem logo abaixo, em blocos grandes, que facilitam a visualização antes mesmo de clicar em alguma das imagens. Na página inicial, é possível alternar entre a galeria de fotos, uma sessão que exibe as imagens organizadas em álbuns e também as fotos favoritas.

A maior quantidade de espaço posiciona o serviço à frente de outros concorrentes como Google Drive, SkyDrive e Dropbox, serviços de backup em nuvem que também permitem armazenar fotos. De acordo com o Flickr, com 1 TB de espaço, é possível armazenar quase 500 mil fotos com resolução de 7 megapixels cada ou 250 mil fotos com resolução de 16 megapixels.

Flickr Pro muda

Com a mudança, o Flickr também muda os benefícios que oferece para os usuários do Flickr Pro, que será substituído por outro modelo de negócios. Agora, o limite de tamanho de arquivo que os usuários podem enviar para o site é de 200 MB para todos os usuários (antes era de 10 MB para usuários do serviço gratuito). Todos os usuários também poderão enviar vídeos com resolução em full HD (1080p) com tamanho de 1 GB.

Os usuários do antigo Flickr Pro continuam a manter o benefício de espaço ilimitado. Em tese, eles podem superar o 1 TB oferecido para todos os usuários. Além disso, os usuários Pro continuam tendo direito a acessar estatísticas de uso de suas fotos e monitorar em quais páginas de web elas foram linkadas. Eles também podem arquivar imagens originais em alta resolução e navegar no site sem ver publicidade.

O Flickr parou de comercializar novas contas do Flickr Pro nesta segunda-feira. Os usuários que possuem contas do Flickr Pro poderão mantê-las até que o período de assinatura do serviço termine, mas terão a opção de renovar a assinatura. Os usuários do Flickr Pro também têm a opção de mudar sua conta para a versão gratuita do novo Flickr até 20 de agosto de 2013.

Novos upgrades

Em seu novo modelo de negócio, o Flickr oferecerá versões sem exibição de publicidade para os internautas que estiverem dispostos a pagar uma mensalidade de US$ 49,99 ao ano. Quem estiver à procura de ainda mais espaço do que o 1 TB oferecido, o Flickr oferece 2 TB de espaço por US$ 500 ao ano. O Flickr ainda não anunciou os novos serviços para o Brasil, mas os brasileiros já podem acessar a nova interface do serviço e usufruir do espaço de 1 TB para guardar fotos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.