Segundo Steve Wilhite, sigla para Graphics Interchange Format, deve ser dita como "JIF", mas usuários sempre erram

O criador do popular formato de arquivo GIF (Graphics Interchange Format), Steve Wilhite, recebeu um prêmio por sua realização durante a cerimônia de entrega do Webby Awards. O prêmio elege, anualmente, os melhores sites da internet em diversas categorias e, por isso, é considerado por muitos o "Oscar da web". A entrega do prêmio a Wilhite pode ser vista no vídeo abaixo (em inglês):

Wilhite criou o formato de arquivo, que exibe uma animação formada por imagens fotografadas na sequência, quando trabalhava na empresa CompuServe. A primeira imagem criada no formato GIF foi a do voo de um avião de papel, mas o formato foi criado para ajudar a empresa a criar mapas de previsão do tempo coloridos.

Durante a cerimônia do prêmio, Wilhite aproveitou a oportunidade para esclarecer que, apesar da popularidade do formato criado por ele, as pessoas pronunciam errado a palavra. Em vez de fazer um discurso, Wilhite usou sua própria invenção para alertar os usuários sobre como falar GIF. "É pronunciado JIF, não GIF", escreveu ele em uma imagem mostrada no telão do evento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.