Televisores permitem navegar na internet e instalar aplicativos, como Netflix e Skype; Novo controle remoto parecido com mouse acompanha modelos mais modernos da linha

A nova linha de TVs com conexão de internet da LG começa a chegar ao Brasil a partir desta semana. Com a plataforma Smart TV, que permite navegar na internet e instalar aplicativos, as novas TVs ganharam um novo controle remoto, chamado Smart Magic, que funciona de maneira similar a um mouse, além de ter um microfone integrado que a pessoa pode usar para localizar o nome de um filme ou mesmo atualizar seu perfil no Facebook.

LEIA TAMBÉM:
Como a Smart TV ajudará a monitorar a sua casa
LG anuncia linha de TVs de altíssima resolução

Nova TV da LG vem com controle remoto que inclui funções de mouse e de reconhecimento de voz e gestos
iG/Claudia Tozetto
Nova TV da LG vem com controle remoto que inclui funções de mouse e de reconhecimento de voz e gestos

Segundo a LG, a nova linha de TVs terá desde modelos mais simples, como modelos com tela de 32 polegadas e preço de R$ 1.699, até os mais avançados, com telas de até 60 polegadas, suporte a imagens em 3D e câmera integrada para videochamadas.

O modelo mais caro da linha chega ao Brasil com preço de R$ 11 mil. Todos os modelos, desde os mais básicos, possuem conexão Wi-Fi integrada, um recurso que antes não estava disponível.

Os modelos de TV mais simples da linha, no entanto, chegam às lojas com um controle remoto convencional e sem câmera integrada, o que impede que os usuários façam chamadas por meio do aplicativo Skype. A LG oferecerá esses acessórios separadamente nas próximas semanas, mas somente por meio de sites de comércio eletrônico. "O controle deve custar por volta de R$ 150 e a câmera por volta de R$ 300", disse Fernanda Summa, gerente de produto da LG, durante o evento.

Além do controle inovador, a LG também anunciou que os modelos mais avançados são compatíveis com a tecnologia NFC (Near Field Communications), que permite que o usuário transfira conteúdos de seu celular e tablet, de qualquer fabricante para a TV. Para isso, o usuário precisa sincronizar o celular que tenha suporte à tecnologia com a TV por meio de uma etiqueta que acompanha o produto.

Entre os aplicativos disponíveis para as TVs conectadas fabricadas pela LG está o do iG , que permite acessar os conteúdos em vídeo publicados no portal, além de Skype e Facebook. Por meio de uma parceria com a Disney, há também um aplicativo que permite alugar filmes e animações por meio da TV. Outros serviços de streaming e aluguel de filmes, como Netflix, Saraiva e Vivo Play, também estão disponíveis.

TVs conectadas ganham mercado

Segundo dados da consultoria GfK, divulgados pela LG, 11 milhões de TVs devem ser comercializadas no Brasil ao longo de 2013. Do total de TVs vendidas neste período, 43% devem chegar à casa dos consumidores com conexão de internet e 30% do total terão suporte à imagens em 3D. "O mercado de televisores evoluiu muito. O que não aconteceu em 50 anos, aconteceu nos últimos cinco anos", diz Fernanda.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.