Conferência anual para desenvolvedores deve contar também com anúncio de novo serviço de streaming de música da Apple, similar ao Deezer e Rdio

A conferência para desenvolvedores da Apple, conhecida como WWDC 2013, começa nesta terça-feira (10), em San Francisco (EUA). Em geral repleta de novidades sobre os produtos da empresa, como o iPhone e o iPad, a WWDC começa às 14h (horário de Brasília), com o evento principal que inclui anúncios realizados por Tim Cook, CEO da Apple, e outros importantes executivos da empresa.

LEIA TAMBÉM:
Veja o que rolou no WWDC no ano passado
Relembre: iPad Mini foi o último produto lançado pela Apple

Tim Cook, em palestra no WWDC: edição 2013 pode ter novos MacBooks e nova versão do iOS
Getty Images
Tim Cook, em palestra no WWDC: edição 2013 pode ter novos MacBooks e nova versão do iOS

Entre as novidades esperadas para o evento estão um serviço de streaming de música, similar ao Spotify e ao Rdio, uma nova versão do iOS, novos Macbooks, além de novas versões dos sistemas operacionais iOS, usado no iPhone, iPod Touch e iPad, e OS X, presente em toda a linha de Macs.

Siga-nos no Twitter , Facebook ou Google+ para ficar por dentro das novidades do WWDC

Em geral, a Apple não apresenta novas versões do iPhone e do iPad durante a abertura de sua conferência para desenvolvedores. Os lançamentos de gerações novas desses produtos são feitos em eventos independentes. No caso do iPhone , a última versão do produto foi apresentada em um evento no início de setembro de 2012. O iPad 4, em conjunto com o iPad Mini , fizeram sua estreia em um outro evento realizado no final de outubro do ano passado.

Confira abaixo alguns os principais rumores sobre as novidades que a Apple deve apresentar durante a WWDC 2013:

iOS 7

A atualização mais esperada é a do iOS, que agora está sob o comando de Jonathan Ive , que antes cuidava apenas do design do hardware de novos modelos do iPhone, iPad e outros dispositivos móveis da Apple. Rumores divulgados por sites especializados em tecnologia apontam que o sistema teria passado por uma reforma geral, para que a interface seja mais simples.

Em recursos, uma das novidades pode ser a integração do AirDrop, que já funciona no Mac OS X, no iOS. Com o recurso, os usuários poderão compartilhar arquivos com outros dispositivos da Apple dentro de uma mesma rede Wi-Fi, com o movimento de swipe para fora da tela. Além do iOS, a Apple deve anunciar também a versão 10.9 do Mac OS X.

Durante a conferência, apenas os desenvolvedores têm acesso à nova versão do sistema, que passa a ficar disponível para o público em geral por meio de uma atualização liberada algumas semanas mais tarde pela Apple.

MacBook Air com tela Retina

A Apple pode aproveitar sua conferência para renovar também os notebooks MacBook Pro e MacBook Air. Uma das expectativas é de que a nova versão do MacBook Air ganhe a tela Retina Display, a mesma presente no iPhone, no iPad e na versão mais cara do MacBook Pro .

É possível também que a nova versão dos produtos já chegue ao mercado equipada com a quarta geração de processadores da Intel, que chegou aos primeiros computadores na semana passada durante a Computex 2013 .

Novos serviços

Uma das expectativas dos analistas é de que a Apple apresente seu primeiro serviço de streaming de música , que vem sendo chamado por iRadio. Similar a serviços como Spotify, Pandora e outros presentes no Brasil, como Rdio e Deezer , o novo serviço de Apple seria complementar à iTunes Store, uma das lojas virtuais pioneiras na venda de músicas no formato MP3, além de filmes, livros e aplicativos.

Recentemente, fontes afirmaram que a Apple teria fechado acordos com grandes gravadoras de música, como Warner Music e Universal Music, além de estar próxima a fechar um contrato com a Sony Music. Isso pode permitir que a empresa ofereça aos usuários um acerto com artistas das três principais gravadoras já no lançamento.

Relembre, na galeria de fotos abaixo, os lançamentos da Apple no WWDC em 2012:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.