Editor de texto, planilhas eletrônicas e apresentações da Apple estará disponível em breve dentro da área de trabalho do iCloud na web

Junto com o iOS 7, os novos MacBooks com a quarta geração de chips da Intel e o Mac Pro, a Apple anunciou uma versão online do iWork. A partir de agora, a suíte de aplicativos de produtividade, que inclui o Pages (editor de textos), Numbers (planilhas eletrônicas) e Keynote (apresentações de slides), funcionará por meio do navegador de web no Mac, Windows ou qualquer dispositivo móvel.

LEIA TAMBÉM:
Veja fotos dos lançamentos da Apple durante o WWDC 2013
Apple anuncia iOS 7, maior mudança no sistema desde o lançamento do iPhone

Aplicativos Pages, Numbers e Keynote serão colocados na área de trabalho do iCloud na web em breve
Divulgação
Aplicativos Pages, Numbers e Keynote serão colocados na área de trabalho do iCloud na web em breve

De acordo com a Apple, as versões online dos aplicativos funcionarão na web a partir de uma página oficial, associada ao serviço de backup em nuvem iCloud. Ao acessar a página, o usuário deverá fazer seu login para encontrar todos os documentos criados e editados por meio dos aplicativos do iWork para Mac OS X e iOS. Ainda não há uma data para os aplicativos Pages, Numbers e Keynote aparecerem na área de trabalho do iCloud na web.

Além disso, o usuário poderá editar esses arquivos por meio da web e salvá-los por meio do iCloud. Dessa forma, ao acessar o documento novamente no computador, smartphone ou tablet, o documento estará atualizado com a última versão salva por meio da web. Com a medida, a Apple facilita o acesso dos usuários a documentos editados por meio do iWork, que agora poderão ser editados mesmo em dispositivos com Android ou computadores com Windows.

De acordo com a Apple, novos recursos chegarão ao iWork for iCloud nos próximos meses, entre eles a possibilidade de enviar um link para um documento armazenado na nuvem, histórico de versões de um documento, edição de tabelas no Pages e no Keynote, notas de apresentação no Keynote e impressão de documentos a partir da nuvem.

No lançamento, o iWork for iCloud só funcionará no Safari (a partir da versão 6.0.3), Chrome (a partir da versão 7.0.1) e Internet Explorer (a partir da versão 9.0.8).

Concorrência

A Apple chega atrasada na oferta de aplicativos online para edição de documentos, já que outras grandes empresas já oferecem o serviço integrado com backup em nuvem. O Google, por exemplo, oferece o Google Docs, que permite editar textos, planilhas e apresentações e salvar os documentos no Drive, serviço de backup em nuvem da mesma empresa.

A Microsoft também oferece o Office Web Apps, que reúne versões mais simples do Word, Excel, PowerPoint e Evernote, dentro do serviço de backup em nuvem SkyDrive.

Sincronização com iCloud

Outro novo recurso dos aplicativos do iWork para iPhone e iPad é a possibilidade de sincronizar documentos por meio do iCloud. O serviço já está disponível e, os usuários que já possuem o Pages, Numbers ou Keynote, poderão começar a sincronizar documentos com a nuvem e acessá-los por meio da web.

De acordo com a Apple, o recurso facilita, por exemplo, o uso de apresentações em eventos. Em vez de levar a apresentação em um pen-drive, o usuário pode rodar a apresentação direto da web. O recurso pode ser acessado por meio da página oficial do iCloud na web. Ao acessá-la, o usuário deve clicar sobre o ícone iWork.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.