Empresa recomenda que apenas usuários experientes façam o download

Em evento realizado nesta quarta-feira (26), a Microsoft mostrou oficialmente pela primeira vez a versão 8.1 do Windows. Conforme já havia sido divulgado em sites especializados, as maiores novidades para o usuário do sistema são a volta do botão Iniciar, removido no Windows 8, e a capacidade de iniciar o computador diretamente no modo desktop.

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, abriu evento sobre Windows 8.1
AP
Steve Ballmer, CEO da Microsoft, abriu evento sobre Windows 8.1

A empresa anunciou também que uma versão de testes (preview) do Windows 8.1 já pode ser baixada no site da empresa .

Como a versão ainda está em testes, a Microsoft alerta que ela é adequada apenas para usuários mais experientes, já que um dos objetivos da versão preview é justamente corrigir possíveis erros de software. A empresa aconselha também que  os usuários façam backup de seus arquivos antes de instalarem a atualização.

O download é grátis e a versão de testes está disponível em português. A Microsoft não definiu uma data para a versão final do Windows 8.1, limitando-se a dizer que ela será lançada até o fim do ano.

Botão Iniciar

O novo botão Iniciar funciona de forma diferente do botão antigo. Em vez de exibir uma lista vertical com todos os programas instalados, ele mostra os ícones da tela inicial do Windows 8. O botão até pode ser configurado para mostrar todos os aplicativos, mas sempre em forma de ícones do Windows 8, e não de menu vertical como nas versões anteriores do Windows.

Facebook e Flipboard

Segundo Steve Ballmer, CEO da Microsoft, a loja do Windows 8 passará em breve a marca de 100 mil aplicativos disponíveis para download. No evento desta quarta-feira, Ballmer afirmou que o Facebook e o Flipboard estão entre as empresas que terão aplicativos para Windows 8 em breve.

Mais novidades

Durante o evento, a Microsoft mostrou outras novidades do Windows 8.1. Veja as mais importantes:

- No Windows 8, os ícones da página inicial têm tamanho fixo. Já o Windows 8.1 traz três tamanhos de ícones (tiles), permitindo mais flexibilidade na combinação de aplicativos na página principal.

- Aplicativo Xbox Music agora monta listas de música a partir de arquivos de áudio encontratos em páginas web.

- Em alguns aplicativos é possível usar o Windows sem tocar a tela, apenas fazendo um gesto com as mãos. A câmera do aparelho detecta o movimento e movimenta a tela. É um recurso similar ao existente no smartphone Galaxy S4 , da linha Samsung Galaxy .

- É possível abrir chamadas de vídeo e acionar a câmera sem ter que fazer login no aparelho.

- Windows 8.1 tem aplicativo com mais recursos para tratamento básico de fotos. 

- O Windows 8.1 aprimorou o suporte para impressoras 3D. As APIs do sistema permitem criar aplicativos de modelagem 3D e a conexão com impressoras deste padrão será mais fácil, segundo a Microsoft.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.