Aumento dos preços devido à variação do dólar e aumento da demanda dos consumidores domésticos por tablets prejudicam desempenho de notebooks e desktops

O mercado de computadores no Brasil registrou queda de 10% nas vendas no primeiro trimestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com novos dados da consultoria IDC, os fabricantes venderam 3,4 milhões de computadores no País nos primeiros três meses do ano.

LEIA TAMBÉM:
Smartphones chegarão perto de celulares básicos até o final de 2013

Notebooks e desktops registram queda nas vendas, enquanto tablets avançam
Getty Images
Notebooks e desktops registram queda nas vendas, enquanto tablets avançam

A queda nas vendas atingiu com mais vigor os computadores de mesa, também chamados de desktops. Segundo a IDC, foram vendidos 11% menos desktops no primeiro trimestre do que no primeiro trimestre de 2012 e 9% menos notebooks.

As vendas para consumidores domésticos registradas foram de 2,2 milhões de unidades ou quase 65% do total.

O mercado brasileiro de computadores desacelera em linha com o mundial. De acordo com a IDC, as vendas globais de computadores registraram queda de 13% no primeiro trimestre de 2013 em comparação com o mesmo período do ano passado. "No Brasil também há um impacto, porém de forma um pouco mais lenta", diz Pedro Hagge, analista da IDC Brasil, em comunicado.

A maior queda, de acordo com a IDC, atinge as vendas para consumidores domésticos, que procuram tablets. "Para quem quer navegar pela internet, consumir conteúdo, ou até mesmo usar algum dispositivo para jogos, por exemplo, os tablets estão sendo preferidos, principalmente os de preços mais acessíveis", diz Hagge. Enquanto os tablets chegam a preços mais baixos, os computadores sofreram um aumento de preço no período, por conta do aumento do dólar.

Na evolução mensal, o mercado brasileiro de computadores voltou a cair em abril, após uma boa recuperação em março. O mês foi encerrado com um total de 1.1 milhões de unidades comercializadas, o que representa uma queda de 24% em relação ao mês de março e queda de 14,5% em relação a abril de 2012. A IDC estima que as vendas de PCs no mercado brasileiro caiam 8% na média para o ano de 2013.

Confira na galeria abaixo alguns tablets à venda no Brasil:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.