Levantamento do Ibope inclui o uso da web em casa, no trabalho, nas escolas e em lan house

Pela primeira vez, o total de pessoas com acesso à internet no Brasil passou dos 100 milhões. Segundo dados divulgados pelo Ibope Media, no primeiro trimestre de 2013 esse número chegou a 102,3 milhões de usuários. O crescimento foi de 24% na comparação com o primeiro trimestre de 2012 e de 9% sobre os 94,2 milhões divulgados no terceiro trimestre de 2012. O Ibope não fez a pesquisa no quarto trimestre do ano passado.

Crianças usam internet em biblioteca no Complexo do Alemão
Agência Brasil/Tânia Rêgo
Crianças usam internet em biblioteca no Complexo do Alemão

O levantamento leva em consideração pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), além de crianças e adolescentes (de 2 a 15 anos de idade) que têm acesso em casa.

Janette Shigenawa, diretora do IBOPE Nielsen Online, diz que esse número de usuários confima a importância da internet para os brasileiros nos últimos anos. “É a demonstração de que há, no Brasil, um público relevante consumindo, interagindo e comentando informações sobre as marcas e os produtos nesse novo mundo digital”, diz a executiva. “É a massificação do acesso e o processo de democratização da informação, cultura e educação”.

Uso em casa ou no trabalho

O acesso no local de trabalho ou em domicílios, segundo o Ibope, chegou a 76,6 milhões no segundo trimestre de 2013; um aumento de 5,3% sobre os 72,7 milhões do primeiro trimestre de 2013 e de 12,6% em relação aos 68 milhões do segundo trimestre de 2012. Já o número de pessoas que moram em domicílios com acesso a web foi de 73,7 milhões no segundo trimestre de 2013.


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.