Tecnologia de câmera que estreou no celular 808 Pureview chega à linha mais avançada de aparelhos da Nokia

A Nokia anunciou, em evento realizado nesta quinta-feira (11) em Nova York (EUA), o Lumia 1020, novo smartphone com sistema operacional Windows Phone. O aparelho, que chega ao mercado no final de julho, é o primeiro da linha mais avançada da Nokia a receber a câmera com sensor de 41 megapixels. O primeiro celular foi o 808 Pureview , último da marca com sistema operacional Symbian.

LEIA TAMBÉM:
Conheça a tecnologia PureView, que captura fotos de 38 megapixels

Novo smartphone da Nokia permite tirar fotos com resolução de até 38 megapixels
Divulgação
Novo smartphone da Nokia permite tirar fotos com resolução de até 38 megapixels

De acordo com a Nokia, o sensor da câmera tem 41 megapixels de resolução, mas as fotos podem ter a qualidade máxima de 38 megapixels. A câmera do aparelho também usa lentes Carl Zeiss e oferece a mesma tecnologia de estabilização de imagem adotada no Lumia 920.

O produto possui tela de 4,5 polegadas feita de AMOLED com resolução de 1.280 x 768 pixels, processador Snapdragon S4 de 1,5 GHz com dois núcleos e 2 GB de memória RAM. O espaço para armazenamento de arquivos do Lumia 1020 é de 32 GB, além de ter 7 GB de espaço em nuvem por meio do serviço de backup em nuvem da Microsoft, o SkyDrive.

De acordo com a Nokia, a câmera do Lumia 1020 tira fotos na proporção 3:2 ou 16:9 e, ao tirar uma foto com resolução alta, gera ao mesmo tempo um arquivo com resolução de 5 megapixels para ser compartilhado por meio das redes sociais. A fabricante trocou o tradicional flash de LED, por um flash mais avançado, feito de Xenon.

O Lumia 1020 chega ao mercado com o aplicativo Pro Camera, que permite controlar vários fatores que influenciam na qualidade das fotos, como balanço de branco e nível de exposição das imagens. O smartphone possui também uma câmera frontal, para videochamadas, e a câmera traseira permite filmar vídeos com resolução Full HD (1080p). O Lumia 1020 deve chegar no quarto trimestre de 2013 ao Brasil por meio da operadora Vivo.

Acessórios

O Lumia 1020 é compatível com carregamento sem fio, tecnologia já presente em outros celulares da linha Lumia, mas só funciona com o uso de uma capa protetora compatível. O produto também terá uma capa chamada Camera Grip, que deixa o Lumia 1020 com design bastante similar ao de uma câmera digital compacta. Essa capa possui uma bateria adicional e, quando conectada ao aparelho, permite que a autonomia de energia seja maior. Ainda não há previsão de chegada dos acessórios ao Brasil.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.