Dados foram anunciados durante conferência de resultados do segundo trimestre de 2013 e apontam Windows Phone como terceiro sistema mais usado em smartphones

A Nokia anunciou nesta quinta-feira (18) que vendeu 4,7 milhões de smartphones com sistema operacional Windows Phone no segundo trimestre de 2013. O resultado representa um recorde de vendas da linha Lumia e coloca a Nokia à frente da BlackBerry, uma das mais tradicionais fabricantes de smartphones, que enfrenta uma crise após a chegada do iPhone e de outros aparelhos com Android ao mercado.

LEIA TAMBÉM:
Novo smartphone da Nokia com Windows Phone tem câmera de 38 megapixels

Nokia Lumia 820: Com novos lançamentos, Nokia amplia vendas de smartphones e supera BlackBerry no último trimestre
Getty Images
Nokia Lumia 820: Com novos lançamentos, Nokia amplia vendas de smartphones e supera BlackBerry no último trimestre

Na semana passada, a BlackBerry anunciou que vendeu 6,8 milhões de smartphones no período entre março e maio de 2013 (correspondente ao primeiro trimestre do ano fiscal de 2014), último trimestre com resultados anunciados pela companhia. Os números decepcionaram os analistas de mercado, já que foi o primeiro trimestre de total disponibilidade da nova geração de smartphones da marca, com sistema operacional BB10 .

Os resultados de ambas as fabricantes de smartphones mostram uma mudança no cenário do mercado de smartphones. Na metade de 2012, a BlackBerry já amargava alguns resultados ruins, mais vendia dois smartphones para cada aparelho da linha Lumia, que a Nokia havia apresentado ao mercado há apenas alguns meses. O anúncio também reforça a informação da Microsoft de que o Windows Phone é o terceiro sistema operacional mais usado em smartphones.

Longe da concorrência

Apesar do avanço nas vendas, os resultados da Nokia ainda estão longe de superar as vendas de outros fabricantes do mercado de smartphones, como Apple e Samsung. Em abril, a Apple anunciou que vendeu 37,4 milhões de iPhones apenas no primeiro trimestre de 2013. A Samsung também tem obtido grande sucesso com a linha Galaxy. A versão mais recente do smartphone mais avançado da linha, o Galaxy S4 chegou a 10 milhões de unidades vendidas no primeiro mês após o seu lançamento, ocorrido em maio.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.