5 aplicativos para fazer chamadas de voz e vídeo de graça pela internet

Por iG São Paulo

Texto

Conheça serviços de internet que permitem conversar com amigos por meio da web sem pagar tarifa e ainda trocar mensagens instantâneas e compartilhar fotos

Uma série de empresas de internet oferecem, há algum tempo, serviços que permitem fazer chamadas de voz (VoIP) e de vídeo por meio da web. Estes aplicativos oferecem recursos que incluem troca de mensagens instantâneas, envio de fotos e outros arquivos e alguns deles até possibilitam a realização de chamadas para números de telefones fixos ou celulares tradicionais, com tarifas reduzidas em relação ao preço cobrado por operadoras comuns.

LEIA TAMBÉM:
Tudo sobre as suspeitas de pirâmide financeira contra a Telexfree
Veja aplicativos para enviar mensagens de graça a partir do smartphone

A seguir, o iG faz uma seleção de alguns aplicativos populares que permitem fazer ligações de voz pela internet de graça, quando entre duas pessoas que estão conectadas à internet por meio do mesmo serviço. Apesar de não haver cobrança de tarifa, essas ligações podem gerar consumo do plano de dados da operadora, se o usuário não estiver conectado a uma rede Wi-Fi no momento da ligação. Confira algumas opções disponíveis: 

Skype

O Skype é o serviço de chamadas de voz sobre IP (VoIP) mais usado do mundo, com mais de 280 milhões de usuários. Após baixar o aplicativo do serviço, que está disponível por meio do site oficial da empresa, o internauta pode fazer chamadas de voz de graça para outros usuários do Skype, que tenham o aplicativo instalado no computador, smartphone ou tablet. As ligações podem ser realizadas por meio de conexões de internet fixas ou móveis (3G/4G).

Divulgação
Página inicial do aplicativo do Skype para Windows 8

O aplicativo é compatível com Windows nas versões XP, Vista, 7 ou 8, além de MacOS e Linux. No caso de dispositivos móveis, o Skype já oferece aplicativos oficiais para Android, iPhone, BlackBerry, Windows Phone, além dos tablets com Android e iPad. O aplicativo também funciona no PlayStation Vita, iPod Touch e até mesmo em alguns modelos de TV conectada.

Além de falar de graça com outros usuários do Skype, o serviço da Microsoft também permite fazer ligações de voz para telefones fixos e celulares de qualquer lugar do mundo, mediante o pagamento de tarifas por minuto de chamada, mais baratas do que as oferecidas pelas operadoras tradicionais. A empresa também oferece planos mensais para chamadas ilimitadas para telefones fixos na América Latina, a partir de cerca de R$ 23 ao mês.

O aplicativo ainda permite fazer chamadas em grupo (até 25 pessoas) e por meio de vídeo pela internet, enviar fotos, vídeos e outros arquivos de qualquer tamanho e conversas por meio de mensagens instantâneas. Como o Skype substituiu o MSN Messenger recentemente, se a pessoa já tem uma conta da Microsoft não precisa fazer um novo cadastro para usar o Skype.

WeChat

Com mais de 70 milhões de usuários em todo o mundo, o WeChat está disponível apenas em dispositivos móveis, como smartphones com o sistema operacional Android, BlackBerry, iOS, Symbian e Windows Phone. Embora tecnicamente o aplicativo não permita fazer chamadas de voz, é possível usar o recurso de chat ao vivo: o usuário grava mensagens de voz, que são enviadas para outros usuários do serviço imediatamente.

Para responder à mensagem de voz, o usuário deve gravar uma nova mensagem em seguida e enviar para o remetente. O recurso, portanto, não permite que as duas pessoas falem ao mesmo tempo, como em uma chamada telefônica. Além das mensagens de voz, o recurso de chat ao vivo também permite gravar um vídeo curto para enviar ao amigo, de acordo com a empresa.

O WeChat também permite trocar mensagens instantâneas por meio do smartphone e possui alguns recursos curiosos como agitar o aparelho para localizar outros usuários do serviço próximos para fazer novas amizades e deixar mensagens aleatórias para outros usuários, ferramenta conhecida como “garrafa à deriva”. O aplicativo também permite compartilhar fotos e outros arquivos com os contatos.

Divulgação
Aplicativo Viber funciona no Symbian e no Bada, sistemas menos populares que o iOS ou Android

Viber

O Viber é um aplicativo para compartilhar mensagens, fotos, vídeos e a localização com outros usuários do serviço. O aplicativo está disponível para iPhone, BlackBerry, smartphones com os sistemas Android, Windows Phone, Bada (Samsung), S40 e Symbian (sistemas usados em aparelhos básicos da Nokia), além de computadores Windows e Mac.

O Viber também permite fazer chamadas de voz e vídeo, tanto em conexões com fio e Wi-Fi, além de redes 3G/4G. Contudo, ao contrário do Skype, não é possível ligar do aplicativo para telefones fixos e celulares. De acordo com a empresa, o serviço já possui mais de 200 milhões de usuários nos 193 países em que está presente.

Google Hangouts

Muita gente acha que o Google Talk, o popular GTalk, só permite enviar mensagens instantâneas a partir do serviço de e-mail gratuito do Google, Google+ e Orkut. Contudo, após a instalação de um complemento ou extensão do Google Hangouts no navegador, é possível usar o bate-papo para fazer chamadas de voz ou vídeo pela internet. O uso do recurso, no entanto, está restrito para usuários com uma conta do Google.

Caso o usuário com quem o internauta queira falar não possua uma webcam, é possível iniciar uma chamada apenas de voz ou mesmo fazer uma chamada de vídeo de uma via, ou seja, em que somente a imagem de um dos internautas é exibida para o outro usuário; no sentido contrário, o internauta recebe apenas o áudio da conversa com seu amigo.

O uso do recurso é gratuito, mas não permite fazer chamadas para telefones tradicionais, como ocorre no Skype. Para este fim, o Google oferece apenas nos Estados Unidos e no Canadá um serviço chamado Google Voice, que oferece tarifas reduzidas para ligações para números tradicionais. O recurso, no entanto, não tem previsão de chegada ao Brasil.

Divulgação
FaceTime, da Apple, permite fazer chamadas em vídeo entre usuários de iPhone e iPad

FaceTime

A Apple lançou um aplicativo para fazer videochamadas entre usuários do iPhone ou iPad. Ele permite que o usuário associe sua conta da Apple (Apple ID) com seu número de celular e e-mail, de modo que ambos possam ser usados para localizar o usuário para uma chamada de vídeo por meio do aplicativo.

A chamada em vídeo pode ser iniciada a partir da tela do contato da pessoa armazenado no iPhone ou iPad, mas também é possível iniciar uma chamada em vídeo no meio de uma ligação comum, por meio do toque no botão FaceTime.

O aplicativo só funciona em dispositivos móveis da Apple com versão 6 do sistema operacional iOS ou superior. Na maioria das versões dos dispositivos móveis da Apple, só é possível fazer chamadas em vídeo do FaceTime estando conectado à rede Wi-Fi. No entanto, as chamadas de vídeo por meio da rede de telefonia celular (3G) funcionam em alguns modelos específicos, como o iPhone 4S, iPhone 5 e iPad de terceira ou quarta geração.

Leia tudo sobre: aplicativoschamadas de vozvoipinternetvibergoogle talkskypewechatfacetimetelexfreemaislidas
Texto

notícias relacionadas