Dispositivo do tamanho de um pen-drive que pode ser conectado à TV para reproduzir vídeos da internet já está indisponível em sites de comércio eletrônico

O Chromecast, novo dispositivo do Google que permite reproduzir vídeos da internet em TVs, já está esgotado nos sites de comércio eletrônico dos Estados Unidos, entre eles Amazon e Google Play, menos de um dia após o lançamento do produto. Vendido por US$ 35 (cerca de R$ 78), o dispositivo aparece como "temporariamente esgotado" nos dois sites. O produto ainda está disponível na Best Buy, mas com entrega prevista para agosto.

LEIA TAMBÉM:
Nova versão do Nexus 7 ganha tela com maior resolução e câmera traseira
Com Google TV, Sony tenta popularizar centrais multimídia no Brasil

Novo dispositivo do Google para TVs, Chromecast facilita exibição de vídeos da web na TV
Divulgação
Novo dispositivo do Google para TVs, Chromecast facilita exibição de vídeos da web na TV

Um dos atrativos do dispositivo, que facilita a exibição de vídeos na web em TVs sem conexão com a internet, é uma promoção em parceria com o serviço de streaming de vídeos Netflix. Ao comprar o Chromecast nos EUA, o usuário ganha três meses para assistir ao conteúdo do serviço sem pagar mensalidade. Ainda não há previsão de lançamento do Chromecast no Brasil.

Com o novo produto, desenvolvedores são convidados a incluir o botão "Cast" em seus aplicativos, o que já acontece com o aplicativo do YouTube e do Netflix, por exemplo. Ao clicar no botão, o sistema localiza o dispositivo Chromecast conectado à TV e dá as orientações para o sistema do aparelho, uma versão simplificada do ChromeOS, para que ele busque o conteúdo escolhido diretamente no servidor e reproduza na TV.

O Chromecast representa a segunda tentativa do Google de entrar no mercado de TVs. A primeira foi a plataforma Google TV, que está presente em TVs e set-top boxes de fabricantes como Samsung, LG, Sony e Logitech. O produto, contudo, não atraiu grande público e poucos desenvolvedores para criar aplicativos para a plataforma, baseada no sistema operacional Android. O Google não informou se continuará a investir em produtos com Google TV após o lançamento do Chromecast.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.