Aplicativo permite localizar bicicletas disponíveis perto de onde o usuário estiver com aluguel de cerca de US$ 10 nos EUA

Reuters

Enquanto a bicicleta volta à moda em cidades de todo o mundo, um novo aplicativo garante que nenhuma "magrela" seja esquecida na garagem. Ciclistas em mais de 500 cidades do mundo passaram a utilizar os serviços de aluguel de bicicleta, uma forma barata e conveniente de começar a pedalar, de acordo com o grupo ambiental Earth Policy Institute.

LEIA TAMBÉM:
Aplicativo mostra rotas de bicicleta no Rio de Janeiro

Aplicativo para alugar bicicleta é comparado, por analistas, ao serviço de aluguel de quartos
Reprodução
Aplicativo para alugar bicicleta é comparado, por analistas, ao serviço de aluguel de quartos "Air BNB"

Mas um novo aplicativo para iPhone chamado Spinlister pretende conectar proprietários de bicicletas com pessoas interessadas em alugar bikes dos mais diferentes tipos e por longos períodos de tempo. "Muita gente tem ótimas bicicletas, mas elas estão escondidas na garagem", disse Marcelo Loureiro, presidente-executivo da Spinlister, com sede em Santa Mônica, Califórnia (EUA).

"Se você quer um passeio de três ou quatro quarteirões, nada pode ser melhor que o compartilhamento de bicicletas. Mas às vezes as pessoas querem usar a bike pelo dia inteiro e não se preocupar com prazos", disse, acrescentando que a média de aluguel de bicicletas pelo aplicativo é de três dias.

O aplicativo permite que o usuário localize bicicletas disponíveis perto de onde estiver, com filtros por modelo, preço, peso e disponibilidade. A média de preços é de US$ 10, além de uma taxa de 12,5%. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito usando o aplicativo. A empresa cobra do proprietário uma taxa de 17,5% pelo anúncio.

Loureiro afirma que o diferencial do aplicativo é a convivência humana. "Quando você aluga de um morador, você pode perguntar: 'qual o melhor passeio por aqui?' ou 'qual é a melhor hamburgueria do bairro?", disse.

Os usuários do aplicativo assinam um acordo no qual se responsabilizam por danos, como pneus furados. A empresa também oferece seguro para os proprietários contra roubo nos Estados Unidos e Canadá. Tanto os donos como os usuários podem avaliar uns aos outros pelo aplicativo.

O Spinlister, lançado no mês passado, informou ter mais de 2 mil bicicletas listadas e está disponível globalmente. "Está se tornando algo cultural, um estilo de vida", disse o executivo, sobre pedalar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.