Serviço de mensagens por meio de dispositivos móveis já reúne mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo

O WhatsApp, popular aplicativo de mensagens instantâneas por meio de dispositivos móveis, acaba de ganhar um novo recurso: gravação de mensagens de voz. Após baixar uma atualização do aplicativo para Android, BlackBerry, iPhone e Windows Phone, os usuários poderão gravar uma mensagem em vez de digitá-la por meio do aplicativo. Após sair do aplicativo, a mensagem de voz será enviada ao contato.

LEIA TAMBÉM:
WhatsApp começa a cobrar anuidade de usuários do iPhone

WhatsApp ganha recurso de envio de mensagens de voz por meio de atualização
Divulgação
WhatsApp ganha recurso de envio de mensagens de voz por meio de atualização

Considerado um dos aplicativos de mensagens mais usados em todo o mundo, o WhatsApp possui mais de 300 milhões de usuários, de acordo com o blog All Things Digital , vinculado ao jornal The Wall Street Journal.

A empresa afirma que 11 bilhões de mensagens são enviadas pelos usuários por dia, enquanto 20 milhões de mensagens são recebidas por meio do aplicativo (o número é contado separadamente, porque uma mensagem pode ser enviada para mais de um contato ao mesmo tempo).

O novo recurso de gravação de voz do WhatsApp chega aos usuários depois que outros concorrentes, como o Facebook Messenger e o WeChat já iniciaram a oferta do recurso. De acordo com Jan Koum, cofundador e CEO do WhatsApp, a diferença entre os competidores é o número de toques que o usuário precisa dar para que possa enviar a mensagem: no WhatsApp é preciso dar apenas um toque na tela para enviar a mensagem.

Não há limite para o tamanho da mensagem de voz gravada e enviada por meio do WhatsApp. Além disso, o aplicativo altera o volume do som automaticamente, de acordo com a posição do smartphone quando o usuário ouve a mensagem: se estiver olhando para a tela do smartphone, o volume fica mais alto; ao aproximar o telefone do ouvido, o volume é reduzido. Uma mensagem sinaliza ao usuário se a sua mensagem foi ouvida pelo amigo.

A mudança busca agradar, em especial, os usuários que utilizam idiomas que apresentam maiores dificuldades para digitar, como o russo. A partir do novo lançamento, a equipe do WhatsApp deve se focar em recursos relacionados ao envio de mídia, como vídeo e fotos, por meio do aplicativo. Atualmente, os usuários do WhatsApp enviam 325 milhões de fotos por dia, média maior do que a de outros aplicativos populares, como o Snapchat.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.