Segundo estudo do Gartner, Samsung se mantém na liderança do mercado à frente da Apple e Microsoft supera BlackBerry pela primeira vez

A venda de smartphones com o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, alcançou um crescimento de 80% no último ano, de acordo com novos dados divulgados pela consultoria Gartner. A taxa de crescimento dos aparelhos com a plataforma representa quase o dobro da categoria de smartphones em geral, que registrou vendas 46,5% maiores no segundo trimestre de 2013, chegando a 225 milhões de unidades. Segundo o Gartner, o sistema Android está em 79% de todos os smartphones vendidos no segundo trimestre de 2013.

LEIA TAMBÉM:
Huawei lança seu primeiro smartphone com Android fabricado no Brasil

Nexus 4, smartphone desenvolvido pelo Google em parceria com LG, usa sistema operacional Android
Claudia Tozetto/iG
Nexus 4, smartphone desenvolvido pelo Google em parceria com LG, usa sistema operacional Android

De acordo com o Gartner, os números registrados no segundo trimestre mostram que as vendas mundiais de smartphones foram maiores que as vendas de celulares básicos (feature phones) pela primeira vez. Os dados mostram que os smartphones representaram 51,8% das vendas totais de celulares no período.

Outra consultoria, a IDC, já havia apontado que os smartphones superaram os celulares básicos em vendas globais em abril deste ano. No Brasil, segundo a IDC, a venda de smartphones deve superar a de feature phones até o final de 2013 .

A venda total de celulares em todo o mundo, de acordo com o Gartner, chegou a 435 milhões de unidades no segundo trimestre de 2013. No total, o Gartner prevê que 1,82 bilhões de celulares sejam vendidos ao longo do ano de 2013.

Samsung lidera mercado

A Samsung, fabricante da linha de smartphones Galaxy , se manteve como a principal fabricante de smartphones no mercado global, com 31,7% de participação no mercado. A Apple ficou em segundo lugar nas vendas, com 14,2% das vendas.

A novidade é a terceira colocada, a Microsoft. A plataforma Windows Phone superou a BlackBerry pela primeira vez e agora representa 3,3% das vendas mundiais de smartphones. O número ainda é pequeno comparado à participação de mercado da Apple e da Samsung e ainda não teve resultados expressivos na recuperação da Nokia, principal fabricante de smartphones com a plataforma da Microsoft.

Segundo o Gartner, as vendas de celulares da Nokia totalizaram 61 milhões de unidades, 36% menores do que as vendas registradas pela empresa no segundo trimestre de 2012. Apesar disso, a linha Lumia registrou aumento de 112,7% em um ano por conta dos lançamentos de novos produtos, como o Lumia 1020, smartphone com Windows Phone e câmera de 38 megapixels.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.