Aparelhos com sistema baseado em MeeGo desenvolvido por startup formada por ex-funcionários da Nokia têm boa recepção no mercado comparado a concorrentes

Os primeiros milhares de smartphones fabricados pela Jolla com o sistema operacional Sailfish, desenvolvido com base no MeeGo por ex-funcionários da Nokia, já estão "totalmente reservados" por consumidores e canais de venda. As informações foram divulgadas por um porta-voz da Jolla, que não especificou quantas unidades do smartphone compõem o primeiro lote fabricado.

LEIA TAMBÉM:
FirefoxOS, Ubuntu, Tizen e Sailfish: os novos rivais do Android e do iPhone

Primeiro smartphone com sistema Sailfish está à venda na Europa por 399 euros
Divulgação
Primeiro smartphone com sistema Sailfish está à venda na Europa por 399 euros

De acordo com a empresa, o número de smartphones reservados não será divulgado para preservar a confidencialidade dos pedidos. A afirmação faz sentido quando grandes volumes de produtos são comprados por um mesmo canal de vendas. A Jolla já havia firmado acordos de distribuição com grandes empresas, como a operadora finlandesa DNA.

A empresa, no entanto, informou o tamanho dos lotes médios para empresas do mesmo porte que a Jolla. "Não estamos divulgando o número exato de dispositivos reservados, mas a visão da Jolla é de que o tamanho da produção para uma empresa móvel deste tamanho é de, tipicamente, 50 mil unidades", disse o porta-voz da empresa, em comunicado.

De acordo com o site GigaOM , se considerado um número inicial de 50 mil unidades encomendadas, a Jolla terá uma boa estreia. Outro fabricante que tenta propor uma alternativa aos sistemas operacionais Android e iOS, a Canonical também tenta emplacar modelos com o sistema UbuntuOS. Segundo a empresa, apenas cerca de 14 mil aparelhos foram encomendados até o momento.

O smartphone da Jolla com o sistema Sailfish possui tela de 4,5 polegadas e custa 399 euros (cerca de R$ 1.290). Anunciado em maio de 2013, o produto é equipado com processador com dois núcleos e suporte a redes de telefonia celular de quarta geração (4G/LTE). Ele possui câmera de 8 megapixels e possui entrada para cartão microSD.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.