Sistema operacional da Microsoft fica em terceiro lugar no mercado brasileiro, onde ainda fica atrás do Android

O Windows Phone, desenvolvido pela Microsoft para smartphones, alcançou o segundo lugar entre os sistemas operacionais mais utilizados na América Latina, de acordo com um novo estudo da consultoria IDC. O sistema também ficou em segundo lugar no ranking de sistemas mais utilizados no México pelo segundo trimestre consecutivo e ocupou a mesma posição em outros mercados da região, como Colômbia e Peru.

LEIA TAMBÉM:
Smartphones com Android fazem iPhone "comer poeira" no Brasil, diz estudo
Venda mundial de smartphones com Android cresce 80% em um ano
Compare 8 smartphones de ponta à venda no Brasil

Windows Phone alcança segundo lugar entre os sistemas operacionais mais usados na América Latina
Getty Images
Windows Phone alcança segundo lugar entre os sistemas operacionais mais usados na América Latina

Na Colômbia, segundo o estudo da IDC, o Windows Phone tem a maior participação de mercado na região, com 25,6% de participação nas vendas registradas no segundo trimestre de 2013.

Em outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Brasil, no entanto, o Windows Phone está em terceiro lugar no ranking de sistemas operacionais mais usados. Procurada pelo iG , a IDC Brasil não divulgou quais os sistemas operacionais que ocupam as primeiras posições do ranking de sistemas operacionais para celulares no Brasil.

"Relatórios mostram um importante crescimento na posição desse sistema operacional na América Latina. A disponibilidade de novos aparelhos no mercado deverá ser um dos fatores que assegurará a continuidade dessa tendência nos próximos três meses", diz Oliver Flores, gerente regional de celulares da IDC para a América Latina, no comunicado sobre o estudo, divulgado no site oficial da Microsoft.

Ajuda da Nokia

O aumento da participação de mercado do Windows Phone na América Latina se deve à forte atuação da Nokia , principal parceira da Microsoft em celulares, na região. A empresa atualmente oferece a maior parte dos smartphones já lançados pela linha Lumia, com Windows Phone, nos países latino-americanos, como o Brasil. Entre os produtos disponíveis estão o Lumia 520 e o Lumia 920 . Apenas o lançamento mais recente, o Lumia 1020 , ainda não foi lançado no Brasil.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.