Tecnologia 360 Realtime leva vantagens do comércio eletrônico para lojas físicas

Por iG São Paulo |

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Sistema traz mais interatividade e recursos de Realidade Aumentada para o varejo

Levar os benefícios e ferramentas do comércio eletrônico para lojas do mundo real. Essa é a principal característica do sistema 360 Realtime, criado pela empresa Mobbit Systems em parceria com a IBT (Internet Business Technologies) e baseado na tecnologia Realtime, patenteada mundialmente pela IBT, do grupo BRZTech, do qual também faz parte o iG.

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Com recurso de Realidade Aumentada, 360 Realtime exibe ofertas no celular do usuário

"O foco principal do 360 Realtime é trazer a loja virtual para a loja física, ou seja, trazer os benefícios da internet, como a maior interatividade, para o varejo", afirma Pedro Gameiro, country manager da Mobbit no Brasil. Com o sistema é possível, por exemplo, gerenciar campanhas de produtos e serviços exibidas em telas das lojas.

O 360 Realtime permite que o varejista atualize instantaneamente os conteúdos de todas as telas da sua loja. Assim, a ferramenta pode ser usada para campanhas publicitárias focadas em um produto ou serviço.

"O sistema surgiu da junção de forças da Mobbit, que já tem ferramentas de gestão de conteúdo e atendimento, e da IBT, responsável pela plataforma Realtime de gestão de grandes volumes de dados em tempo real", conta Gameiro.

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Como também é integrado com o sistema de venda de produtos, o 360 Realtime pode fornecer relatórios em tempo real sobre a venda do produto enquanto a campanha foi exibida. Assim, o varejista pode saber instantaneamente se uma determinada campanha deu resultado ou não.

Interatividade

O 360 Realtime também permite ao varejista interagir com o celular dos clientes. É possível usar aplicações de Realidade Aumentada para exibir ofertas apenas para determinados clientes. Por exemplo, o cliente entra na loja, ativa a câmera de seu smartphone e mira em determinados produtos. Instantaneamente, uma oferta sobre aquele produto aparece na tela do smartphone daquele usuário.  

Outro tipo de interação possibilitado pelo 360 Realtime é o QR Code. O sistema permite exibir códigos QR nos painéis digitais espalhados pelas lojas. Quando um cliente tira uma foto do código com seu celular, o 360 Realtime verifica o código e exibe no celular a promoção correspondente. Todo o gerenciamento das promoções com códigos QR também é feita pelo 360 Realtime.

Otimização do ponto de venda

O 360 Realtime não se limita à comunicação de ofertas e monitoramento de seu desempenho. O sistema traz também ferramentas que permitem otimizar as atividades dos funcionários e acompanhar atividades de clientes nos pontos de venda.

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360 Realtime também monitora movimento nos diferentes setores de uma loja

O 360 Realtime permite acompanhar em tempo real a movimentação de clientes por um espaço físico. O sistema também gera relatórios que permitem saber quais áreas da loja são as mais movimentadas.

Assim, o varejista pode alocar funcionários de acordo com a área mais movimentada e também investigar por que um determinado espaço está sendo pouco visitado.

Outra função do 360 Realtime é a gestão do atendimento em lojas. "O 360 permite que o cliente agende seu atendimento em uma loja por meio da internet e já receba sua senha no celular. Assim, o cliente só vai à loja na hora do atendimento, o que diminui sensivelmente o tempo de espera", explica Gameiro.

 O sistema permite que o cliente faça seu pré-agendamento e receba sua senha por meio do celular, antes mesmo de chegar à loja. O sistema também envia para o cliente uma mensagem quando chega sua vez de ser atendido. Assim, o cliente não precisa ficar esperando em uma fila até que seja atendido. 

Para a empresa, esse recurso do 360 Realtime traz a vantagem de permitir o acompanhamento em tempo real do atendimento, incluindo o desempenho dos atendentes. Dessa forma, a gerência tem a noção exata do estado do atendimento em um determinado momento e pode deslocar funcionários para diminuir o tempo de espera, se for necessário.

Centralização de dados

Uma característica central do 360 Realtime é a organização e centralização de todas as atividades em uma só interface. Por meio dela, o varejista pode controlar atividades tão variadas como gerenciamento de filas de atendimento, monitoramento de promoções em lojas e movimentação de clientes pelos setores de uma filial.

Uma das características do 360 Realtime é que sua oferta pode ser feita em módulos, de acordo com o perfil do cliente. "O cliente pode optar por inicialmente usar apenas o módulo de campanhas de marketing e depois optar por mais recursos, como as ferramentas de interatividade com o cliente e o sistema de gestão de atendimento", conta Gameiro.

A tecnologia Realtime

O componente central do sistema é a tecnologia Realtime. Patenteada globalmente pela IBT, ela foi desenvolvida para manipular grandes quantidades de dados em tempo real.

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A tecnologia Realtime pode ser aplicada em diversos segmentos. No iG, ela é usada nos rankings de notícias mais lidas, enquetes e sistemas de comentários, entre outras aplicações. A Realtime também é usada em sites de comércio eletrônico para, por exemplo, permitir a rápida criação de ofertas para um determinado cliente, de acordo com seu padrão de navegação. 

Criada em agosto do ano passado com investimento inicial de menos de US$ 100 milhões, a Realtime foi avaliada recentemente em US$ 1 bilhão. Segundo o The Huffington Post , trata-se de uma das startups mais valiosas do mundo, ao lado de Evernote, Dropbox e AirBNB.

A tecnologia pode trabalhar com 950 mil conexões ao mesmo tempo – bem acima dos recursos atuais. Mais: tem a vantagem de ser compatível com qualquer versão de todos os navegadores. Vantagem para os internautas e também para empresas e consumidores que usam comércio eletrônico.

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