Google confirma falha que impede uso da versão móvel do Chrome e afirma que atualização está a caminho; Veja também como ajustar o horário no iPhone e no Windows

Os usuários de smartphones e tablets com o sistema operacional Android, ambos desenvolvidos pelo Google, enfrentam problemas com o navegador Chrome após a mudança para o horário de verão, ocorrida à 0h deste domingo (20). Muitos internautas utilizam as redes sociais para reclamar do problema, que impede que o navegador para smartphones e tablets funcione corretamente.

LEIA TAMBÉM:
Atualização gratuita para o Windows 8.1 já está disponível no Brasil
Aprenda a evitar o mau humor e a preguiça no horário de verão

O horário de verão, que exige que o usuário adiante o relógio em uma hora, tem duração até 16 de fevereiro de 2014. Ele é válido para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal.

Confira abaixo os relatos publicados no Twitter sobre a falha no Android:

Por meio de sua página de suporte, o Google confirmou a existência da falha, que deverá ser corrigida por meio de uma atualização da versão móvel do Chrome. “Já determinamos que uma falha no Android causou o problema e estamos trabalhando no conserto”, diz JL King, funcionário do Google, em uma mensagem publicada na página de suporte . Procurado pelo iG , o Google ainda não se pronunciou sobre o caso.

Usuários das versões mais recentes do Android não enfrentam problemas com o ajuste do horário do sistema operacional, que aconteceu automaticamente. A exceção fica por conta dos usuários do Android em regiões do Brasil que não adotam o horário de verão, como Norte e Nordeste.

Neste caso, para resolver o problema até o Google resolver o problema, os usuários devem alterar o fuso horário manualmente. Para isso, basta acessar o menu "Configurações". Pressione "Geral", acesse "Data e Hora" e selecione o fuso horário manualmente.

Confira como ajustar o horário de verão em outras plataformas:

Windows

Para ajustar o horário automaticamente a partir do Windows 8, basta que o usuário acesse o menu de “Configurações”, por meio da barra “Charms”. Ela pode ser acessada na interface do Windows 8 para telas sensíveis ao toque ao deslizar o dedo ou cursor na lateral direita da tela. Na aba “Geral”, mantenha ativada a opção “Ajustar automaticamente para o horário de verão”.

Se você usa um computador com versões anteriores do Windows, basta clicar sobre o relógio na barra de ferramentas da área de trabalho. Em “Alterar configurações de data e hora”, verifique se a opção “Ajustar automaticamente para horário de verão” está marcada.

Segundo a Microsoft, em agosto de 2013 a empresa liberou uma atualização para todos as versões do sistema operacional a partir do Windows XP com as instruções para a correta atualização do sistema para o horário de verão. Por isso, embora já tenham enfrentado dificuldades no passado, os usuários de Windows não enfrentaram problemas com a migração para o horário de verão.

Aparelhos com sistema operacional Windows Phone, mesmo com versões mais antigas, já tiveram o horário atualizado automaticamente, desde que estejam conectados à rede celular.

iPhone / iPad

Se o usuário já tiver atualizado o seu dispositivo com a versão mais recente, o iOS 7, o aparelho deve mostrar o horário atualizado normalmente. Quem ainda não atualizou o sistema e enfrentou problemas pode, no entanto, ajustar o horário de verão manualmente. Para isso, basta acessar o ícone de “Configurações” e selecionar o menu “Data e hora”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.