De olho no mercado de smartphones topo de linha, empresas aproveitam período anterior ao Natal para lançar aparelhos com telas grandes e alto poder de processamento

Com a explosão na venda de smartphones, que superaram o número de celulares básicos vendidos no Brasil em agosto de 2013 , aparelhos de fabricantes menos conhecidas que a Apple , LG e Samsung , começam a chegar ao País até o final do ano. As chinesas Huawei e ZTE, que desde o início do ano mostraram que estão prontas para brigar pelo mercado de smartphones topo de linha, anunciaram esta semana novos lançamentos para o mercado brasileiro.

LEIA TAMBÉM:
Huawei e ZTE promovem celulares sofisticados para ganhar visibilidade
ZTE lança Grand Memo, smartphone com tela de 5,7 polegadas

Embora pouco conhecidas no Brasil, as duas empresas possuem posição de destaque no mercado global de smartphones. De acordo com dados divulgados em agosto pela consultoria IDC, a Huawei e a ZTE aparecem na quarta e quinta posições no ranking de maiores fabricantes de smartphones com sistema operacional Android , respectivamente.

Grand Memo é aposta da ZTE no mercado global contra Galaxy Note 3, da Samsung
Getty Images
Grand Memo é aposta da ZTE no mercado global contra Galaxy Note 3, da Samsung

No segundo trimestre de 2013, poucos meses após a chegada dos novos smartphones ao mercado internacional, cada uma das empresas vendeu cerca de 10,2 milhões de aparelhos em todo o mundo ou 5,4% do total. Elas ficam atrás da chinesa Lenovo, que revelou ao iG   os planos de lançar smartphones e tablets da marca no Brasil em março de 2014, e da LG, que aparecem na terceira e segunda posição, respectivamente. A Samsung lidera o mercado de smartphones com Android, com quase 40% de todas as vendas no mundo.

Smartphone mais fino do mundo

No caso da Huawei, o destaque fica com a chegada do Ascend P6 , smartphone com tela sensível ao toque de 4,7 polegadas e um dos mais finos e leves do mundo. O aparelho possui pouco mais de 6 milímetros de espessura e pesa apenas 120 gramas, além de ter design elegante. Por dentro, ele é equipado com processador de 1,5 GHz com quatro núcleos e possui tecnologia Magic Touch, para permitir menor tempo de resposta da tela, que tem resolução HD.

O Ascend P6 possui câmera frontal de 5 megapixels, resolução alta para este tipo de câmera, além de câmera traseira de 8 megapixels, que também grava vídeos com resolução Full HD (1080p). Assim como os aparelhos da Samsung e da LG, o Ascend P6 também utiliza uma interface personalizada do Android, que inclui aplicativos avançados de fotografia, como o ImageSmart, e recurso para compartilhar vídeos com a TV por meio da rede Wi-Fi.

Ascend P6, da Huawei, é smartphone mais fino que os modelos iPhone 5S e Galaxy S4
Getty Images
Ascend P6, da Huawei, é smartphone mais fino que os modelos iPhone 5S e Galaxy S4

Para efeito de comparação, o Ascend P6 é mais fino que o iPhone 5S, da Apple, que possui espessura de 7,6 milímetros, apesar de ser mais pesado (o smartphone da Apple pesa apenas 112 gramas). O Galaxy S4, smartphone da Samsung com tela de 5 polegadas, é mais pesado, com 130 gramas, e tem espessura maior, de 7,9 milímetros.

O smartphone topo de linha da Huawei será vendido inicialmente apenas por meio de sites de comércio eletrônico, onde estará à venda nas cores preto e rosa a partir das próximas semanas. A empresa não divulgou o preço sugerido do produto ou se ele será vendido também por meio de lojas de operadoras e lojas de varejo no futuro. O produto completa a linha da empresa, até agora formada apenas por um smartphone intermediário fabricado no Brasil. A linha de produto da empresa é formada atualmente por 21 smartphones.

Novo rival para o Galaxy Note 3

A ZTE, por outro lado, aposta no segmento de híbridos de smartphone e tablet, com o Grand Memo . O aparelho, que chegará ao mercado para concorrer diretamente com o Galaxy Note 3 (Samsung), possui tela sensível ao toque de 5,7 polegadas com resolução HD e tecnologia IPS, que aumenta o ângulo de visão da tela. O produto, compatível com redes de telefonia celular de quarta geração (4G), tem processador Snapdragon 800, um dos mais avançados do mercado.

O smartphone mais avançado da ZTE roda o sistema operacional Android na versão 4.2. Ele possui uma câmera traseira com 13 megapixels de resolução, além de uma câmera frontal para videochamadas. A memória para armazenamento é de 16 GB e o produto possui 2 GB de memória RAM. O produto deve chegar nas próximas semanas ao mercado brasileiro, mas a ZTE ainda não divulgou o preço do produto.

A exemplo de grandes fabricantes, como Samsung e LG, a ZTE também lançou outros smartphones que devem chegar ao País em faixas de preço mais baixas. O Grand S, por exemplo, já é compatível com redes 4G, possui processador de 1,7 GHz com dois núcleos, 16 GB de memória e tela de 5 polegadas, com resolução Full HD. O produto, assim como o Grand Memo, possui câmera traseira de 13 megapixels.

Outros lançamentos da empresa no País incluem o Nubia Mini tela de 4,7 polegadas com resolução HD, memória de 16 GB e chip de 1,5 GHz com quatro núcleos. O produto também tem câmera de 13 megapixels e uma câmera frontal de 5 megapixels. Entre as conexões, o aparelho oferece NFC (Near Field Communications), Wi-Fi e Bluetooth 4.0. A linha ainda inclui o Geek, smartphone com chip Intel Clover Trail de 2 GHz com dois núcleos e tela de 5 polegadas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.