Lançamento internacional do aplicativo que permite configurar dispositivo que permite levar vídeos da web para TV permitirá chegada do produto em novos países

O Google liberou nesta semana o download do aplicativo Chromecast por usuários do iPhone, iPad e smartphones e tablets com Android, que morem fora dos Estados Unidos. Ele é necessário para permitir o uso do Chromecast , dispositivo do tamanho de um pen-drive, que permite fazer streaming de vídeos e navegar na web na TV. O aplicativo já está disponível na App Store e no Google Play .

LEIA TAMBÉM:
Análise: Chromecast leva vídeos e sites da web para a TV

Chromecast, dispositivo que leva sites e vídeos da web para a TV
Getty Images
Chromecast, dispositivo que leva sites e vídeos da web para a TV

Após o lançamento do Chromecast em julho deste ano, o Google impôs restrições ao download do aplicativo, o que impediu que muitos consumidores que compraram o produto não pudessem usá-lo fora dos EUA. De acordo com o Google, o aplicativo permite configurar o Chromecast para se conectar na rede Wi-Fi da casa do usuário, além de gerenciar as configurações do aparelho.

O Chromecast funciona conectado à porta HDMI de uma TV HD comum. O dispositivo, por enquanto, é vendido apenas nos EUA com preço de US$ 35 (cerca de R$ 70). Ainda não há previsão de lançamento para outros países. Entretanto, a liberação do uso do aplicativo internacionalmente pode indicar que o Google planeja começar a expansão dos países onde o Chromecast está à venda em breve.

O Chromecast representa a segunda tentativa do Google de entrar no mercado de TVs. A primeira foi a plataforma Google TV, presente em TVs e set-top boxes da Samsung, LG, Sony e Logitech. O produto, contudo, não atraiu grande público até agora e poucos desenvolvedores para criar aplicativos para a plataforma, baseada no sistema operacional Android. O Google não informou se continuará a investir em produtos com Google TV após o lançamento do Chromecast.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.