Em fase de desenvolvimento, tecnologia ainda precisa vencer entraves como tempo exigido para impressão e preço alto antes de chegar às mãos dos consumidores

A HP pretende lançar, na metade de 2014, sua primeira impressora 3D. A informação foi divulgada por Meg Whitman, CEO da empresa, durante uma apresentação em um fórum da consultoria Canalys, realizado em Bangkok (Tailândia). "A impressão 3D está em sua infância. É uma grande oportunidade e estamos nisso. Teremos algo [para este mercado] na metade do ano que vem", disse Meg, de acordo com o jornal The Register .

LEIA TAMBÉM:
Pistola de plástico feita com impressão 3D é disparada pela primeira vez

Meg Whitman (à esquerda): impressoras 3D fazem parte dos planos da HP para 2014
Getty Images
Meg Whitman (à esquerda): impressoras 3D fazem parte dos planos da HP para 2014

Segundo a executiva, alguns entraves tecnológicos precisam ser superados pela empresa, antes de colocar um produto no mercado.

"Imprimir uma garrafa pode levar até oito horas. É tudo muito interessante, mas é como assistir o gelo derreter", disse Meg, durante o evento. O preço da tecnologia, ainda muito alto, também é um dos fatores que podem impactar na chegada de um modelo da HP ao mercado.

Mesmo após o lançamento, no próximo ano, as impressoras 3D não devem passar por um "boom" nas vendas e devem responder por uma pequena parte das vendas de impressoras da HP por um bom tempo. Segundo Meg, a venda de impressoras 3D deve começar a aumentar mais rapidamente somente a partir de 2016.

Impressão 3D no Brasil

Atualmente, a única impressora 3D para usuários domésticos disponível no Brasil é o modelo Cube , vendido com preço de R$ 6.690. Ela é compatível com Windows e MacOS X e pesa 4,3 kg. Com ela, o usuário pode imprimir pequenos objetos criados em 3D no computador, como capas para celular e ímãs de geladeira. O cartucho de material termoplástico, depositado em camadas para "imprimir" o objeto, custa R$ 280.

Veja tentativas fracassadas de impressão 3D:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.