Empresa contratou duas empresas de marketing no país para escrever elogios para smartphones da Samsung e críticas a aparelhos da HTC em sites especializados

AP

Taipei - A comissão de comércio do governo de Taiwan, conhecida como Fair Trade Comission, multou a subsidiária da fabricante sul-coreana de eletrônicos Samsung por minar a reputação da fabricante taiwanesa de celulares HTC.

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Stella Dauer
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Em sua página oficial, o grupo de proteção ao consumidor afirmou que a Samsung organizou uma campanha na internet que viola as regras de comércio para elogiar os smartphones da Samsung e reclamar dos aparelhos da HTC.

A FTC obrigou a Samsung a pagar 10 milhões de dólares taiwaneses (cerca de R$ 740 mil). O órgão também determinou multas menores para duas empresas de marketing de Taiwan, que foram responsáveis por organizar a campanha online da Samsung.

No início deste ano, a mesma comissão multou a Samsung em cerca de R$ 660 mil por um comercial sobre os recursos da câmera do celular Galaxy Y Duos, que confundia os consumidores.

A ação da Fair Trade Comission acontece num momento em que a HTC enfrenta nível baixo de vendas de seus smartphones, que já foram muito populares. A empresa, que divulgou um prejuízo no último trimestre fiscal, sofre uma queda em sua participação no mercado global de celulares. A fatia da empresa passou de 10,3% das vendas no terceiro trimestre de 2011 para apenas 2,6% do total no primeiro trimestre de 2013.

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