Sistema do Google responde por quase 75% das vendas de smartphones nos três principais países do continente, segundo estudo da Kantar

O Android é cada vez mais líder absoluto na América Latina. Dados divulgados pela consultoria Kantar apontam que o sistema do Google está em 73,4% dos aparelhos vendidos entre julho e setembro deste ano nos três principais mercados do continente: Brasil, México e Argentina.

Smartphones com Android são os mais populares na América Latina
Xperia L
Smartphones com Android são os mais populares na América Latina

No mesmo período do ano passado, o Android estava em 50,3% dos celulares vendidos, o que aponta um crescimento de 46% em um ano nesses países. 

O crescimento do Android se deu principalmente às custas da brusca queda da BlackBerry (de 14,3% em 2012 para 5,1% em 2013) e do segmento classificado pela Kantar como outros sistemas operacionais de smartphone. Essa categoria representa principalmente o Symbian, já descontinuado pela Nokia, e caiu de 26,4% para 9%. 

Segundo a Kantar, o iOS (sistema do iPhone ) é hoje o segundo mais popular nos três países pesquisados, com 6,6% do mercado, seguido pelo Windows Phone (5,8). 

Mercado global

O Android lidera em todos os 11 países pesquisados pela Kantar (Espanha, Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Estados Unidos, China, Austrália, Brasil, México e Argentina). O iPhone fica em segundo em 10 desses países. Apenas na Itália o sistema da Apple é superado pelo Windows Phone, que tem 13,7% do mercado contra 10,2% do aparelho da Apple. 

No estudo, a Kantar enfatiza o lento e constante crescimento do Windows Phone. Segundo o analista Dominic Sunnebo, a força da Nokia (principal fabricante de celulares com Windows Phone) na América Latina favorece o sistema da Microsoft. "Muitas pessoas em mercados emergentes ainda têm um celular comum da Nokia. A troca por um smartphone da mesma empresa é um passo natural e o lançamento de modelos mais baratos, como o Lumia 520, favorece esse processo", diz Sunnebo. 

Veja mais detalhes do estudo da Kantar (em inglês)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.