Programa para ouvir MP3 foi um clássico dos primeiros anos da internet

A AOL anunciou na última quarta-feira (20) que fechará o site Winamp.com e não oferecerá mais downloads do tocador de MP3 Winamp. O site e os programas (para computadores e smartphones Android) estarão disponíveis apenas até o dia 20 de dezembro.

Quem usa a internet desde seus primeiros anos certamente se lembra do Winamp. Fácil de usar e leve, ele era a alternativa mais popular para tocar arquivos de música, principalmente no formato MP3. Apesar de também reproduzir arquivos de vídeo, o Winamp ficou realmente conhecido por ser o programa ideal para tocar arquivos MP3.

Tela do Winamp: tocador de MP3 deixará de ser oferecido a partir de dezembro
Wikimedia Commons
Tela do Winamp: tocador de MP3 deixará de ser oferecido a partir de dezembro


O programa foi criado pela empresa Nullsoft em 1997 e rapidamente se tornou um sucesso entre fãs de música. Em 1999, a Nullsoft foi comprada pela AOL, que passou então a controlar todos os produtos com a marca Winamp. 

Desde então, o Winamp continuou a ter um público fiel, mas perdeu importância à medida que serviços online como Pandora, Last.fm, Deezer, Spotify e Rdio facilitaram o acesso a músicas sem necessidade de um programa específico para ouvi-las.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.