Conector Type-C deve chegar ao mercado no ano que vem

Presente há mais de dez anos em todos os PCs, notebooks e periféricos, a conexão USB deve ganhar uma nova versão no ano que vem. O novo tipo de conector, que tem o nome provisório de Type-C, deve melhorar um problema conhecido do cabo USB atual: o lado correto para encaixar o cabo.

Saiba mais sobre o USB 3.0

O novo conector Type-C não terá lado correto para encaixe, ou seja, poderá ser conectado de qualquer lado. Esse tipo de facilidade já existe atualmente com o conector Lighting, usado pela Apple em iPads e iPhones. O tamanho do conector Type-C também será menor do que o USB padrão e deve ter medidas similares ao microUSB, atualmente usado principalmente em smartphones.

Em nota publicada nesta quarta-feira (4), o USB Promoter Group, instituição que coordena o padrão USB, anunciou o início do desenvolvimento do novo conector.

O USB Type-C funcionará com os padrões 2.0 e 3.1 do USB, mas, como é fisicamente diferente do conector atualmente no mercado, será incompatível com portas dos aparelhos atuais. Para resolver esse problema, o USB Promoter Group informa que também serão criados adaptadores para que equipamentos atuais possam ser conectados com cabos Type-C.

Os pesquisadores do USB Promoter Group esperam completar a especificação do Type-C até o meio de 2014. A partir de então, o novo conector pode começar a aparecer em equipamentos eletrônicos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.