NotePRO e TabPRO chegarão às lojas até março deste ano

NotePRO tem tela de 12,2 polegadas e suporte para caneta digital S Pen
Divulgação
NotePRO tem tela de 12,2 polegadas e suporte para caneta digital S Pen


Em sua coletiva de imprensa na CES 2014 , maior feira de tecnologia do mundo, a Samsung apresentou seus novos produtos para este ano. O destaque fica para as novas linhas de tablets, NotePRO e TabPRO. Eles começarão a ser vendidos globalmente até março, mas a Samsung não divulgou preço ou detalhes do lançamento em cada país.

Confira as primeiras impressões do Ztop sobre o Zenfone, smartphone da Asus

Ambas as linhas de tablets rodam o sistema Android, do Google (versão 4.4 KitKat). Mas o visual do sistema foi completamente modificado pela Samsung. A nova interface, chamada de Magazine UX, é bastante parecida com a do Windows 8. No lugar dos ícones e cantos arredondados do Android, a tela principal é dividida em quadrados e retângulos, como no Windows 8. A Magazine UX também usa fontes e ícones sem relevo, como no Windows 8.

Caneta é a diferença

A diferença entre as linhas NotePRO e TabPRO é basicamente o suporte para a caneta digital S Pen, da Samsung. Apenas a linha NotePRO suporta esse recurso. 

Com tela grande e suporte para caneta, o NotePRO é o tablet da Samsung para uso profissional. O NotePRO tem tela de 12,2 polegadas com proporção widescreen (16:9) e resolução de 2.560 x 1.600 pixels, câmeras de 8 megapixels (traseira) e 2 megapixels (dianteira), 3 GB de RAM e 32 GB ou 64 GB de armazenamento, dependendo do modelo.

NotePRO é aposta da Samsung para atrair público corporativo
Divulgação
NotePRO é aposta da Samsung para atrair público corporativo

Todos os modelos NotePRO têm entrada para cartões de memória. O processador varia dependendo da versão. Modelos com Wi-Fi e 3G virão com o chip Exynos 5 Octa de oito núcleos. Tablets com conexão 4G terão chip Qualcomm Snapdragon 800 de quatro núcleos.

Já a linha TabPRO tem modelos com três tamanhos de tela (12,2, 10,1 e 8,4 polegadas). O modelo de 12,2 polegadas tem as mesmas especificações do NotePRO.Já os tablets menores contam com menos memória RAM (2 GB) e opções mais modestas de armazenamento (16 GB ou 32 GB). 

Uso profissional

Com o lançamento de tablets com telas maiores, a Samsung aposta no uso profissional desse tipo de aparelho. A tela do NotePRO é maior do que a do iPad (9,7 polegadas) e a do Surface Pro (10,6 polegadas), seus maiores concorrentes. A mudança visual para um estilo mais parecido ao do Windows 8 também dá um ar mais profissional aos novos aparelhos.

LG apresenta TVs com sistema webOS

Os novos tablets trazem ainda alguns recursos de software específicos para uso corporativo. Os modelos com telas de 12,2 polegadas permitem que o usuário abra 4 aplicativos ao mesmo tempo na tela. Há ainda alguns aplicativos de uso profissional, como o e-Meetings, para videoconferência e colaboração.

Veja as novidades mostradas pela Samsung na CES 2014


* O jornalista viajou a convite da Lenovo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.