De acordo com o Gartner, a produção mundial de computadores caiu 6,9% entre outubro e dezembro de 2013 quando comparado ao mesmo período de 2012

A Lenovo assumiu a liderança no quarto trimestre, como fez no trimestre anterior, sendo responsável por 18,1% da produção global de PCs
Divulgação
A Lenovo assumiu a liderança no quarto trimestre, como fez no trimestre anterior, sendo responsável por 18,1% da produção global de PCs

No último trimestre do ano passado, de outubro a dezembro de 2013, a produção mundial de PCs caiu 6,9% quando comparado ao mesmo período de 2012 segundo informações do Gartner .

LEIA TAMBÉM: Lenovo supera HP e se torna maior fabricante de PCs do mundo

Este é o sétimo trimestre consecutivo de declínio na produção de computadores de acordo com a consultoria especializada.

"O forte crescimento dos tablets continua a impactar negativamente o crescimento de PCs nos mercados emergentes”, disse Mikako Kitagawa, analista do Gartner.

Nestes mercados, conforme afirmou Kitagawa, é mais provável que o primeiro dispositivo móvel seja um smartphone, e que o primeiro dispositivo de computação de uma pessoa seja um tablet, tornando a adoção dos PCs ainda mais lenta.

Gráfico da Gartner mostra dados de produção dos principais fabricantes de PC no último trimestre de 2013
Reprodução/Gartner
Gráfico da Gartner mostra dados de produção dos principais fabricantes de PC no último trimestre de 2013


Neste cenário, HP e Lenovo disputam pela primeira posição do ranking global de produção de PCs. A Lenovo assumiu a liderança no quarto trimestre, como fez no trimestre anterior, sendo responsável por 18,1% da produção global de PCs no período. A Lenovo cresceu 6,6% e só enfrenta dificuldades de entrar na China. A HP, por sua vez, experimentou um declínio de 7,2% no quarto trimestre, muito devido ao esgotamento da marca em regiões como EUA e América Latina.

A Dell permanece na terceira posição, com 11,8% do mercado e crescimento de 6,2% no trimestre. Com a conclusão da aquisição da empresa por seu fundador, Michael Dell e pelo fundo Silver Lake, a Dell redefiniu sua estratégia, focando em dispositivos e PCs, especialmente os de consumo.

Acer e Asus se mantiveram inalteradas em comparação ao ranking de um ano atrás de acordo com o Gartner. Ambas as empresas estão mais voltadas ao mercado de tablets, e seus resultados do quarto trimestre concordam com esse foco estratégico. Kitagawa disse que a Acer se estabeleceu no mercado de Chromebook (notebooks feitos em parceria com o Google), enquanto a Asus construiu uma sólida reputação como fornecedor de tablets.

Veja também: Gadgets de vestir exibidos na CES 2014


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.