Microsoft estende suporte contra vírus para que migração para sistemas mais modernos seja mais tranquila

A Microsoft já havia anunciado que o Windows XP só teria suporte oficial da empresa até o dia 8 de abril deste ano. Nesta quarta-feira (15), a empresa publicou outro comunicado, no qual afirma que o Windows XP receberá atualizações de segurança até o dia 14 de julho de 2015.

LEIA TAMBÉM:
Produção mundial de PCs continua a cair, diz estudo

Lançado em 2001, Windows XP ainda é muito popular
Getty Images
Lançado em 2001, Windows XP ainda é muito popular

Segundo a Microsoft, a ampliação do prazo das atualizações de segurança tem como objetivo auxiliar as empresas a fazer uma migração mais tranquila para versões mais novas do Windows.

Vale ressaltar que o prazo de 2015 é somente para atualizações de segurança. Outras atualizações de sistema, como compatibilidade com novos periféricos e componentes internos, e suporte técnico serão mantidos apenas até abril deste ano.

No comunicado, a empresa alerta que a eficácia de atualizações de segurança em sistemas antigos não é a ideal. Por isso, o conselho da Microsoft é que a migração para versões mais novas do Windows seja feita o quanto antes.

Popularidade

Lançado em 2001, o Windows XP foi o principal sistema da Microsoft até o lançamento do Windows Vista, em 2007. Mesmo com o lançamento do Windows 7, em 2009, e do Windows 8, em 2012, o XP ainda é o segundo sistema operacional mais usado no mundo, segundo dados da NetApplications.

Segundo a consultoria, o XP está em 30% dos PCs em todo o mundo, atrás apenas do Windows 7, presente em 47,5% das máquinas.

Veja também: 8 aplicativos úteis para Windows 8

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.