Comunidade de ilustração Canvas e game Drawquest deixarão de funcionar

Conhecido por ter criado o fórum 4Chan, um dos mais importantes da internet, o jovem americano Christopher Poole entrou no mundo do empreendedorismo em 2011 com a criação da comunidade Canvas , voltada para compartilhamento de fotos e ilustrações. Em fevereiro de 2013, Poole havia lançado um novo projeto, o jogo Drawquest. 

Poole, do 4chan: sites fechados por falta de recursos
Wikemedia Commons/Jscott
Poole, do 4chan: sites fechados por falta de recursos

Mas a primeira experiência do fundador do 4Chan como empresário durou pouco. Nesta quarta-feira (22), Poole comunicou em seu blog que ambos os projetos serão fechados por falta de recursos.

"Parece incrível que um produto de sucesso acabe sendo fechado. Mas isso acontece a toda hora. Embora tenhamos encontrado nosso lugar no mercado em termos de usuários, não conseguimos ter sucesso no lado financeiro", disse Poole. 

Ele ressaltou os bons números de uso do Drawquest, que teve mais de 1,4 milhões de downloads e atualmente conta com 400 mil usuários mensais. "Apesar disso, falhamos", escreveu Poole. Os dois serviços devem continuar no ar por mais alguns meses. 

Trajetória

Poole criou o fórum 4Chan em 2003, usando o codinome moot. Rapidamente, o 4Chan virou uma referência na área de compartilhamento de imagens, memes e outros aspectos da cultura digital. O fórum passou a servir também como ponto de encontro para hackers e ativistas digitais. 

A identidade de Poole só foi revelada em 2008, pelo Wall Street Journal. Desde então, Poole ganhou papel de destaquem também como palestrante em eventos de cultura digital.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.