Segredos 'invisíveis' são conhecidos como 'Ovos de Páscoa' e vão de jogos a logotipos criados em telas de códigos fonte

BBC

Ao se digitar
Reprodução
Ao se digitar "atari breakout" no Google Images, surge um jogo

Há inúmeras informações escondidas em tudo o que consumimos na internet, muitas das quais inseridas ali por programadores e desenvolvedores.

Esses segredos "invisíveis" são conhecidos como "Ovos de Páscoa" (do termo em inglês "Easter Eggs", em alusão à tradição de esconder os chocolates das crianças durante o período festivo), e se proliferam em grande número na rede.

Andy Clarke, que é dono de uma agência de desenvolvimento web no País de Gales, tem sua própria definição para essas mensagens ocultas: "É algo que te faz rir inesperadamente".

A BBC revela, abaixo, alguns dos melhores "Ovos de Páscoa" espalhados pela internet. Confira alguns.

Cima, Cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, b, a

A combinação acima está gravada no cérebro de gamers do mundo todo – trata-se do código Konami.

Usado para destravar truques especiais em muitos jogos feitos pela Konami – e outros não necessariamente produzidos pela empresa – o código é também utilizado para ativar os "Ovos de Páscoa".

LEIA TAMBÉM: Nós amamos Easter Eggs

Com o teclado, digite a sequência no site Digg.com para ouvir uma música especial.

Faça o mesmo no site das revistas Vogue.com e da GQ.com para se deparar com os dinossauros "mais fashion" da Internet.

E se você tiver coragem, tente aplicar a mesma combinação no site do Buzzfeed (www.buzzfeed.com) e você terá o site de entretenimento se tornar uma página de fã-clube de um cantor pop americano.

Adentre o mundo da ficção

Incursionar por todos os cantos do mundo com o Google Street View pode ser divertido hoje em dia, mas seguramente não há nada mais interessante do que saber como seria viver em outra dimensão.

Situada a poucos metros da saída da estação Earls Court no metrô de Londres, desponta a cabine azul Tardis, a máquina que permite viajar no tempo na série Doctor Who.

Ainda no mesmo programa, encontre a equipe do Google que desenvolveu o protótipo, ouça uma música e dança fora da sede da companhia na capital britânica.

E, caso você seja um fã de Senhor dos Anéis , use a função "Como chegar" no Google Maps para obter instruções para caminhar do "Condado" (The Shire) a "Mordor".

Deleite-se com códigos-fonte

Em vários sites controlados pela gigante de alimentos Nestlé, há alguns dos "Ovos de Páscoa" mais criativos.

Em sites de produtos da companhia, como kitkat.com ou skittles.com, ao clicar com o botão direito em "visualizar código fonte", você se deparará com alguns dos logos mais famosos da empresa em meio ao código da página.

Atinja alvos no Youtube

O Youtube , como qualque outro produto do Google , está repleto de "Ovos de Páscoa".

Por algum tempo, o clássico jogo da cobrinha poderia ser ativado ao pressionar sete para cima e seta para esquerda no teclado enquanto o clipe estava carregadando. Infelizmente, o truque parece não funcionar mais. Mas em seu lugar um jogo de mísseis pode ser ativado ao clicar fora da tela do vídeo e digitar "1980" no teclado numérico do seu computador.

E enquanto estiver acessando o Youtube, tente buscar por "do the Harlem Shake" e "doge meme" e veja o que acontece!

Vire o Facebook de cabeça para baixo

Após logar no Facebook , vá até "Configurações". Mude o seu idioma, escolha "English (upside down)" e, pronto, o seu facebook estará de cabeça de baixo – e o texto também.

E enquanto estiver lendo as atualizações de seus amigos, aproveite também para tentar o modo pirata – vá de novo até Configurações e altere o idioma para "English (Pirate)" – e seu botão "Curtir" mudará para "Arr!".

Despiste seu chefe

Quem nunca foi flagrado pelo chefe navegando no facebook durante o horário de trabalho? Para quem esgotou toda a coleção de desculpas esfarrapadas, o site Skybet, de apostas esportivas online, bastante famoso na Inglaterra, criou um "Ovo de Páscoa" para livrar a barra de qualquer um.

Ao clicar em um pequeno ícone acima do botão de compartilhamento do facebook, no canto superior direito da página, uma página repleta de planilhas entra em cena – e você ainda poderá ser elogiado pela dedicação e profissionalismo.

Brinque com o Google

Digitar frases no Google pode produzir resultados minimamente interessantes.

Em primeiro lugar, tente "do a barrel roll", e cuidado com a vertigem! Em seguida, que tal digitar "askew"?

No Google Images, ao buscar por "Atari Breakout", tente se concentrar ao longo do dia. Assim como uma busca por "Zerg Rush".

Há uma lista imensa de "Ovos de Páscoa" do Google nessa página no Wikipédia . Confira!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.