77 milhões de smartphones e tablets foram vendidos no último trimestre de 2013

A Apple divulgou nesta segunda-feira (27) seus resultados financeiros relativos ao último trimestre de 2013. A empresa bateu recorde de vendas de seus dois principais produtos: iPhone e iPad. As fortes vendas do último trimestre já eram esperadas, devido ao lançamento de novos iPhones e iPads e às compras de Natal.

Veja testes do iPhone 5s , iPhone 5c , iPad Air e iPad Mini

iPhone 5s ajudou a Apple a alcançar vendas recordes
André Cardozo/iG
iPhone 5s ajudou a Apple a alcançar vendas recordes

Nos últimos três meses de 2013, a Apple vendeu 51 milhões de iPhones, contra 47,8 milhões de aparelhos vendidos no mesmo período de 2012. O iPad também teve excelente desempenho de vendas. Foram 26 milhões de unidades no fim de 2013, contra 22,1 milhões nos meses finais de 2012.

A Apple não divulga os números separados dos modelos do iPhone. Mas, segundo o AppleInsider , Tim Cook, CEO da Apple, admitiu que as vendas do iPhone 5c, versão mais barata do iPhone, foram "diferentes das imaginadas pela empresa". Cook afirmou ainda que o iPhone 5s trouxe um recurso inovador, o leitor de digitais, e é natural que tivesse maior participação nas vendas. 

Os computadores da linha Mac também tiveram crescimento de vendas, de 4,1 milhões no fim de 2012 para 4,8 milhões no último trimestre do ano passado.

Recorde de vendas não impressionou acionistas

Apesar das excelentes vendas de iPhones e iPads, as ações da Apple caíram após a divulgação dos resultados. Em entrevista à Reuters , o analista Andy Hargreaves afirmou que as vendas na China ainda estão abaixo do desejado. "Além disso, o mercado de tablets e smartphones em países desenvolvidos já está saturado, não vai crescer", disse.

VEJA TAMBÉM: Imagens da futura sede da Apple nos Estados Unidos



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.