Usuário que libera dados ao Google pode consultar seu próprio histórico

No histórico de localização é possível ver o caminho feito em um dia ou em vários
Reprodução
No histórico de localização é possível ver o caminho feito em um dia ou em vários

Se, por algum motivo, você esquecer onde esteve na sexta-feira da semana passada, o Google pode te ajudar. Para tanto, basta acessar o endereço http://maps.google.com/locationhistory/ para ver o seu próprio histórico de localização. Isso se você for um usuário de Android, é claro, e que libera, ou uma vez liberou, seus dados de localização para a empesa de Mountain View.

O TechCrunch , que divulgou o endereço da ferramenta recentemente, deixa claro que ela não é nova, porém, pouquíssimas pessoas sabem de sua existência. O site afirma ainda que a ferramenta foi lançada junto ao Latitude (serviço anunciado em 2009 e descontinuado em 2013) e que desde então vem recebendo pequenas novidades.

Mas como o Google coleta esses dados? Se você tem um dispositivo Android, smartphone ou tablet, deve lembrar que ao configurá-lo o Google perguntou se poderia enviar seus dados de localização para seus servidores afim de melhorar a sua experiência.

Pois bem, nesse site, os dados estão todos disponíveis para o usuário (apenas os seus dados, é claro) caso ele queira brincar de detetive de si mesmo ou simplesmente testar a memória se perguntando o que fazia do outro lado da cidade numa quinta-feira, por exemplo.

Quando o Google Now avisa sobre o caos do trânsito justamente no seu horário de saída do trabalho são esses dados que ele está consultando. E esse é apenas mais um exemplo de uso. Pelo calendário localizado do lado esquerdo do mapa é possível navegar por meses e até anos anteriores e ver tudo que o Google coletou sobre você. Bastar estar conectado.

Logo abaixo, o Google dá a opção de detalhar o trajeto de acordo com os horários do dia, exportar para KML, ou ainda excluir histórico de um dia determinado ou ainda excluir todo o histórico. Depois do mapa em que o trajeto do usuário é desenhado está um gráfico de suas atividades, como a hora em que saiu de casa, quanto tempo passou no trabalho e que caminho o usuário fez para voltar para casa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.