Em e-mail encaminhando pela Apple ao CEO da Blockchain, Nicolas Cary, a empresa diz que o aplicativo foi "retirado da App Store devido a uma questão não resolvida”

Blockchain foi banido da App Store da Apple
Divulgação
Blockchain foi banido da App Store da Apple

Nessa quarta-feira (5), a Apple retirou da App Store o mais popular aplicativo Bitcoin, o Blockchain. O aplicativo é utilizado como carteira para enviar e receber a moeda digital. De acordo com a revista Wired , o app, que era o último do tipo no iOS, foi baixado 120 mil vezes ao longo de dois anos.

LEIA TAMBÉM: Bitcoin: Como a moeda virtual funciona

Em e-mail encaminhando pela Apple ao CEO da Blockchain, Nicolas Cary, a empresa diz que o aplicativo foi "retirado da App Store devido a uma questão não resolvida”. Segundo o executivo, o Blockchain era o único app de carteira de bitcoin disponível para os usuários da Apple atualmente.

No ano passado, o app BitPak encerrou suas operações depois de ter sido banido da App Store e, em novembro, a Apple proibiu outro app do tipo, chamado Coinbase.

O Blockchain foi lançado na App Store em abril de 2012. A Apple já havia removido o aplicativo antes, mas voltou à loja algum tempo depois. O CEO acredita que seu aplicativo foi retirado porque a Apple vê o bitcoin como um potencial concorrente.

LEIA MAIS: Conheça as máquinas de fazer dinheiro (virtual)

Em um comunicado oficial publicado no site do Blockchain, Cary afirma que “essas ações da Apple demonstram mais uma vez a natureza anticompetitiva e caprichosa das políticas da App Store, que estão claramente focadas em preservar o monopólio da Apple sobre os pagamentos e não são feitas com base nas necessidades e desejos de seus usuários.”

No Android, Blockchain e Coinbase ainda estão disponíveis por meio da loja Google Play. Usuários do Blockchain ainda conseguem utilizar o aplicativo em seus iPhones e Macs, mas eles não receberão atualizações. O app tem mais de um milhão de usuários em todo o mundo.

Uma petição online para a volta do Blockchain ao iOS está circulando na internet.

VEJA TAMBÉM: Máquina de bitcoins faz primeira transação na Campus Party

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.